sábado, 2 de fevereiro de 2019

Velório de PM será no Rone; filho que viu tudo pediu para não matar o pai

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00100%
A família do policial Samuel de Sousa Borges, 30 anos, morto com três tiros na manhã desta sexta-feira (1) após uma discussão confirmou que o filho dele, de 8 anos, ficou em estado de choque. O garoto presenciou o momento em que o pai era atingindo pelos disparos.
"Ele se desesperou (o garoto). Ele (autor dos tiros) não respeitou o menino que estava na garupa. Foi uma covardia. Tenho certeza que ele não é pai, é um monstro. Ele vai pagar pelo que fez", disse a tia de Samuel, Maria Bernadete Dourado de Oliveira. Ela e outros familiares estavam no Instituto Médico Legal (IML) aguardando a liberação do corpo na tarde de hoje.
O velório do policial - que era da Cavalaria da PM - mas estava lotado na vice-governadoria desde o começo de janeiro, vai acontecer na sede do Rone, na zona Norte de Teresina, a partir das 20h.
 A tia do policial morto confirmou ao Cidadeverde.com que a voz de uma criança em desespero que aparece nos vídeos divulgados nas redes sociais dizendo que perdeu o pai, é do filho de Samuel. Após o crime, o garoto foi acolhido por funcionários de uma escola.
O garoto é a principal testemunha do crime. Outras pessoas que estavam na hora, como o segurança de um colégio, já prestaram depoimento.
Samuel foi atingindo com dois tiros nas costas e um na nuca. O delegado Willame Morais, que passava pelo local e prendeu o autor dos disparos, também prestou depoimento.
Foto: Letícia Santos

Tia pediu justiça e disse que policial do Maranhão vai pagar pelo o que fez
Entenda o caso
O cabo da Polícia Militar do Piauí, Samuel de Sousa Borges, 30 anos, levou três tiros e morreu durante uma discussão com outro policial na zona Leste de Teresina. O caso aconteceu no cruzamento das ruas Cândido Ferraz com Verbenas, barro Joquei Clube. Os dois estavam em motocicletas sem placas. O autor dos tiros, de acordo com a polícia, é um policial do Maranhão identificado como Francisco Ribeiro dos Santos Filho. Ele foi detido por testemunhas que passavam pelo local. 
Nota de pesar da Polícia Militar do Piauí
O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí se enluta com todos os policiais militares e familiares com o fim trágico de uma aparente discussão de trânsito que levou à morte o CB PMPI Samuel de Sousa Borges, vítima de disparo de arma de fogo, no início da tarde desta sexta-feira (01).
Ingresso na Corporação em 2008 (CFSD), CB Borges, policial militar operacional, serviu vários anos no Batalhão Rone, onde prestou relevantes serviços à sociedade piauiense, e atualmente trabalhava na 4ª companhia do Batalhão de Guardas.

DCOM/PMPI

VERSICULOS BIBLICOS E FRASE DO DIA

Resultado de imagem para versículos bíblicosResultado de imagem para mensagem de bom dia

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Sobe para 110 mortos e piauiense continua desaparecido em Brumadinho

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Minas Gerais divulgaram na noite desta sexta-feira (31) que chegou a 110 o número de mortes no rompimento da barragem em Brumadinho. A tragédia deixou ainda 238 desaparecidos e 108 desabrigados e desalojados. Entre os desaparecidos está o piauiense Edson Rodrigues dos Santos, 45 anos.
Edson, que é natural de Guadalupe, trabalhava em Brumadinho há três meses e estaria em uma mina da Vale. A mulher do piauiense está em Belo Horizonte acompanhando as buscas.
O irmão de Edson, Francisco Rodrigues, informou ao Cidadeverde.com que a família no Piauí faz orações e acompanha com apreensão.
"Está na mão de Deus. A empresa nos passou mais telefones para qualquer contato, está nos dando todo apoio, mas queremos nosso irmão. Nenhum corpo do IML foi identificado como sendo dele", disse. 
A barragem que se rompeu tinha cerca de 13 milhões de m³ de rejeitos, que foram despejados sobre a região do Córrego do Feijão, atingindo a área administrativa da empresa, a comunidade da Vila Ferteco e a pousada Nova Estância. A onda de rejeitos chegou até o Rio Paraopeba, a cerca de 8 km da barragem, e começou a se mover em direção ao Rio São Francisco.
Desde o rompimento da barragem, na sexta-feira, 25, os bombeiros fazem buscas por vítimas em meio à lama que se espalhou pela região. Cães farejadores ajudam na localização de corpos. Nesta quinta-feira, 31, as buscas chegaram a ser suspensas para garantir a segurança dos militares envolvidos nas operações. O motivo foi a previsão de tempestades na região de Brumadinho. 

Punições
Cinco pessoas - dois engenheiros da empresa alemã TÜV SUD, que atestou a estabilidade da barragem, e três funcionários da Vale que estariam envolvidos diretamente no licenciamento da barragem - foram presos na terça-feira, 27. A Justiça decretou a prisão temporária por 30 dias por suspeita de homicídio qualificado, crime ambiental e falsidade ideológica.

A barragem 1, que se rompeu, é uma estrutura de porte médio para a contenção de rejeitos e estava desativada. Seu risco era avaliado como baixo, mas o dano potencial em caso de acidente era alto.
Pelos números 0800 285 7000 (Alô Ferrovia - prioritário) e 0800 821 5000 (Ouvidoria da Vale), a mineradora está recebendo informações sobre sobreviventes encontrados e desaparecidos, além de solicitações de apoio emergencial (abrigo, água, cesta básica, roupa, medicamento, transporte etc.). As autoridades, no entanto, pedem cautela nos contatos. Segundo o tenente Aihara, do Corpo de Bombeiros, ligações com informações falsas têm atrapalhado e atrasado o trabalho das equipes de buscas.

VERSICULOS BIBLICOS E FRASE DO DIA

Resultado de imagem para versículos bíblicosResultado de imagem para mensagem de bom dia

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Técnico do Parnahyba, Adelmo Soares, pede ‘pé no chão’


Técnico do Parnahyba, Adelmo Soares, pede ‘pé no chão’
Na noite de segunda-feira (28) o Parnahyba venceu o Flamengo por 2x0, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Os gols foram marcados por Renan e Thiago Granja. Com o resultado, o time do Litoral é líder provisório da competição com quatro pontos e agora se 
prepara para receber o 4 de Julho no próximo domingo (3).
“Como a competição só tem seis equipes precisamos entender que todo mundo está bem pertinho um do outro na pontuação. Temos outro desafio no próximo domingo e precisamos vencer, até mesmo como forma de convencer o nosso torcedor que tanto merece”, disse Adelmo Soares.
A fala do técnico tem a ver com o fato de que jogando em seus domínios e diante sua torcida o Parnahyba ainda não venceu. Na estreia o time recebeu o River, mas não saiu do empate sem gols. Porém o segundo jogo o elenco nitidamente mostrou evolução diante o desorganizado Flamengo.
“Nós estamos jogo a jogo tentando evoluir. Mas isso é fruto de trabalho. O futebol tem mudado nos últimos tempos e nós temos tentado colocar nossas linhas táticas ofensivas e defensivas, as transições e aos poucos a gente vem melhorando”, explicou o treinador do Tubarão.
Apesar disso, Adelmo Soares lembra que é muito fácil comemorar é enaltecer o grupo após uma vitória e pede pé no chão, pois o Piauiense está apenas começando. “É preciso manter os pés no chão. Muitas das equipes só vão realmente aparecer bem na competição a partir da 3ª rodada, os times ainda estão muito presos”, acrescentou.
O próximo compromisso do Parnahyba será no domingo (3). A equipe recebe o 4 de Julho, às 17h, no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba. No sábado (2), acontece o clássico Rivengo, em Teresina. (Pammela Maranhão)

Ministra da Agricultura visita Parnaíba em fevereiro


 Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, visita Parnaíba em fevereiro
A prefeitura de Parnaíba confirmou para o dia 13 de fevereiro visita da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, ao município. Na programação, destaque para o perímetro irrigado tabuleiros litorâneos, maior empreendimento do agronegócio na região norte do Piauí. A visita foi articulada pelo ex-deputado Heráclito Fortes (DEM), aliado político do prefeito Mão Santa (sem partido), que reforçará pedido para conclusão do projeto, considerado essencial para desenvolvimento de Parnaíba e região. No atual governo, sob o comando do presidente Jair Bolsonaro, será a primeira visita ministerial ao Piauí. 

Sobe para 99 número de mortos em Brumadinho; há 259 desaparecidos

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00100%

A Defesa Civil de Minas Gerais atualizou, no final da tarde hoje (30), em 99 o número de vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte, identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML). O último balanço da corporação registra 259 desaparecidos.
De acordo com a Polícia Civil, dos 99 mortos, 57 foram identificados. A orientação é que as famílias não compareçam ao IML e, sim, comuniquem-se via internet e redes sociais.
Segundo a Defesa Civil, cinco dias após o desastre causado pelo rompimento da barragem, ainda há regiões de Brumadinho que sofrem com a falta de energia.
O tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil, disse que os trabalhos na região da mina do Córrego do Feijão começaram por volta das 4h da manhã.
A barragem B6, com água, segue monitorada 24 horas por dia, segundo o órgão, sem risco de rompimento. Um plano de contingência, entretanto, foi elaborado de forma preventiva.
Conforme o balanço, foram localizados 225 funcionários da Vale, 168 terceirizados ou moradores da comunidade. Ainda não foram localizados 101 empregados da mineradora. Dez pessoas estão hospitalizadas e são 264 desabrigados.
Choveu hoje durante parte do dia. Entretanto, segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, a água não “afetou significativamente o nível de água da barragem”, permanecendo uma “situação garantida de segurança”.
Buscas
Aihara informou que as buscas de hoje tiveram como foco a área do antigo refeitório da Vale. O monitoramento, acrescentou, ocorre em toda a área por onde os rejeitos se espalharam, coberta a partir de grupos distribuídos em 18 pontos.
Hoje tropas enviadas de São Paulo já começaram a atuar. Elas foram espalhadas em seis pontos de monitoramento. As atividades também foram reforçadas por 58 voluntários, que ficam nas imediações e contribuem na verificação de vestígios de corpos.
Destruição é equivalente a dois parque Ibirapuera
Dados preliminares fornecidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) nesta quarta-feira (30) mostram que o rompimento da barragem da Vale na Mina do Feijão, em Brumadinho, devastou ao menos 204 hectares de mata. Para comparação, a área de todo o parque Ibirapuera, em São Paulo, é de 158 hectares.
No total, a área atingida pelos rejeitos de mineração foi de no mínimo 270 hectares.
A análise foi realizada Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais, do Ibama, a partir de dados de satélite.
Segundo o órgão ambiental, os rejeitos de mineração devastaram 133,3 hectares de vegetação nativa de Mata Atlântica e 70,7 hectares de áreas de proteção permanente ao longo de cursos d'água afetados pela lama que verteu da barragem.
O estudo foi realizado no trecho da barragem da mina Córrego do Feijão até a confluência com o rio Paraopebas.
Foram comparadas imagens de satélite obtidas dois dias após o rompimento com imagens de 3 e 7 dias antes da catástrofe.
A área afetada pelos rejeitos nas margens do rio Paraopeba não foi estimada até o momento em razão de nuvens nas imagens de satélite.
Nos próximos dias o Ibama concluirá laudo técnico com a avaliação preliminar sobre os impactos ambientais causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. No sábado (26), o instituto aplicou uma multa de R$ 250 milhões a Vale por crimes ambientais.
A tragédia, ocorrida na sexta-feira (25), já deixou 99 mortos; 259 pessoas estão desaparecidas.

VERSICULOS BIBLICOS E FRASE DO DIA

Resultado de imagem para versículos bíblicosResultado de imagem para mensagem de bom dia

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Conheça alimentos considerados ideais que podem sabotar a dieta

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00100%
Você sabe quais alimentos ajudam de fato no emagrecimento?  Pois alguns apontados como ideais são, na verdade, armadilhas.  O esforço costuma surtir efeito na maioria dos casos, mas quando o ponteiro da balança emperra, as pessoas se indagam sobre o que estão fazendo de errado. Então, é hora de rever sua lista de compras.
Conheça alguns alimentos que sabotam a dieta sem você perceber:
Granola
Este mix de cereais, frutas secas e castanhas possui fibras e vitaminas que dão saciedade e energia, mas que também levam açúcar. O jeito é investir na versão diet/light da mistura.
Água de sabor
A água nutre as células, desintoxica o organismo, faz os rins e intestino trabalharem melhor. Pois muita gente acaba optando pelas águas de sabor. De limão, morango e até mesmo maçã-verde e lichia, elas contém aditivos, adoçantes e, às vezes, até açúcar.
Saladas
A salada costuma ser uma opção leve e refrescante para os dias de verão, mas as temperadas com molhos prontos, azeite, queijos, azeitonas e croutons devem ser evitadas - costumam carregar muitas calorias e gorduras saturadas.
Refrigerante light ou zero
Os refrigerantes desse tipo não possuem calorias, mas outro elemento causa preocupação nos especialistas: o adoçante. Quanto maior for seu consumo, maior fica o desejo por doces.
Açaí
A fruta da região amazônica faz sucesso, sobretudo entre praticantes de esportes que adoram se refrescar depois dos exercícios. Mas seu principal problema é o tipo de complemento do açaí: granola, banana picada e leite condensado. O ideal é comê-lo puro.
Comida japonesa
Um dos alimentos que as pessoas mais gostam da culinária japonesa é o sushi. Apesar de ser feito com alga, vegetais e frutos do mar, o alimento tem a base de arroz e, às vezes, recheios calóricos como o cream cheese. Sem contar as versões fritas. O sushi tem entre 20 e 45 calorias cada um, mas o problema é que se come muitos de uma vez só.

Brumadinho: Defesa Civil informa que há 84 mortos e 276 desaparecidos

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00100%
Foto: divulgação Corpo de Bombeiros
A Defesa Civil de Minas Gerais atualizou na noite desta terça-feira, dia 29, os números de vítimas do desastre de Brumadinho. O órgão informou que são 84 mortes confirmadas e 276 pessoas desaparecidas após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, na última sexta. 42 vítimas já foram identificadas
Três vítimas fatais foram retiradas de ônibus encontrado e duas que estavam no refeitório da Vale, onde muitos funcionários almoçavam no dia da tragédia. Segundo o porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara, essa indicação é muito significativa para a continuidade das buscas.
Fake news
O tenente Aihara volta a alertar para notícias falsas que estão circulando na região. Não é necessária a vacinação da população em razão do contato com a lama, afirma. Apenas integrantes da equipe de buscas, devido ao contato prolongado com o material dos rejeitos, devem receber profilaxia especial.

VERSICULOS BIBLICOS E FRASE DO DIA

Resultado de imagem para versículos bíblicosResultado de imagem para mensagem de bom dia

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Pesquisa mostra Parnaíba bem avaliada em praias, atrativos naturais, gastronomia e segurança

Pesquisa revela que Parnaíba é bem avaliada sobre praias, atrativos naturais, gastronomia e que segurança é de padrão 'quase' europeu.
Complexo Cultural e Arquitetônico do Porto das Barcas
A pesquisa (entre 2014 e 2015) realizada parca diagnosticar a comunicação turística no município de Parnaíba, e publicada na Revista Hospitalidade, revela dados que servem para nortear futuras ações do poder público, nas esferas municipal e estadual, e do setor privado que atua no segmento.

O mapeamento evidenciou que no quesito alimentação-gastronomia, a avaliação dos turistas foi excelente, com 18,4% dizendo ser ótimo e 49,4% bom, num total de quase 70% nesse parâmetro. A cidade realmente oferece restaurantes para todos os gostos e bolsos, com refeições à base de camarão, peixes, caranguejo e muitos pratos da culinária nordestina.
Em relação ao quesito informações turísticas, a avaliação foi 36,8% como bom. Contudo, mais de 40%, a soma de regular, ruim e péssimo, acha que esse aspecto não é satisfatório. Parnaíba, enquanto cidade turística, precisa melhorar nesse ponto. O visitante tem que ser bem informado sobre as atrações turísticas da cidade, até para que gaste mais em serviços e mercadorias do comércio local. Mais informação ao turista, mais dinheiro circulando na cidade em táxis, lojas de artesanato, restaurantes, no shopping de 2 corredores.

Na avaliação de praias, Parnaíba vai muito bem, e não poderia ser diferente. Apesar de há décadas ser tratada com desprezo, a nossa Pedra do Sal é de rara beleza na costa piauiense. Além dela, o turista tem acesso fácil às demais praias do litoral, a exemplo de Atalaia, Coqueiro e Macapá, no vizinho município de Luís Correia, e Barra Grande, em Cajueiro da Praia. São locais em que o visitante vai e volta no mesmo dia, por conta das distâncias não serem muito grandes.
Parnaíba é privilegiada no quesito atrativos naturais. Poucas cidades do Piauí dispõem de tantos recursos turísticos, entre eles a Lagoa do Portinho. Mas, fico pensando também na subutilizada Lagoa do Bebedouro, na área urbana de Parnaíba. Um lugar muito bonito e aprazível, e que necessita de uma boa reurbanização. Aquela área era para ser uma das mais nobres da cidade, com estruturas de lazer e cercada de residências de alto padrão e condomínios verticais. Nas metrópoles, para se morar em áreas próximas a lagoas, você tem que ter uma boa condição financeira. São regiões muito valorizadas e disputadas pelo mercado imobiliário. Aqui, em Parnaíba, a Lagoa do Bebedouro fica esquecida, sem o devido aproveitamento para o embelezamento paisagístico da cidade.

Quando se tata de atrativos culturais, o somatório de ótimo, bom e regular supera 45% na avaliação dos entrevistados. Ou seja, não está tão ruim assim, segundo a pesquisa. Na avaliação de ruas e avenidas, Parnaíba vai muito bem. Suas principais vias são bonitas, largas, cheia de casarões coloniais e de arquitetura opulente. Tudo isso deixa uma impressão muito boa nos visitantes.
Praia da Pedra do Sal
No quesito preço, os turistas consideram Parnaíba como um bom destino, não tão caro. O visitante não vai gastar tanto para se divertir aqui. Se for comparada a outros destinos do Nordeste, os gastos em Parnaíba são bem em conta.

E se tratando de sinalização turística, Parnaíba também foi bem avaliada, com aproximadamente 70% de aprovação, quando somados os itens ótimo, bom e regular. Poderia ser bem melhor, claro.
Delta do Parnaíba
Mas, é no quesito segurança (policiamento) que a pesquisa mais impressiona e mostra uma informação bastante curiosa, principalmente para quem mora em Parnaíba e conhece a realidade do município: quase (46%) a metade dos entrevistados apontou como bom o policiamento nos locais turísticos de Parnaíba. Se forem somados os itens ótimo, bom e regular, o número chega a mais de 70% de aprovação nesse aspecto. E apenas pouco mais de 12% disse ser ruim ou péssimo. Então, Parnaíba está muito bem no quesito segurança para turistas. 70% é um valor excelente para qualquer cidade nesse quesito, quase de padrão europeu.

Vamos torcer para que esse percentual aumente nos próximos anos e os turistas possam andar sempre tranquilos em nossa cidade, com vontade de voltar mais vezes.
Lagoa do Portinho
Meu sonho mesmo, de verdade, era que o nível de satisfação dos turistas em relação ao policiamento na cidade também se aplicasse aos cidadãos parnaibanos, para que situações como a que ocorreu recentemente com uma condutora de veículo, que foi abordada com arma na cara na rotatória do Mirante, não se repetisse por aqui.

Isso padrão de segurança não é nada europeu!