sábado, 27 de outubro de 2018

Conheça as razões que te impedem de dizer "não"

A palavra pode ser pequena, mas seu peso no nosso cotidiano é enorme. Tanto que para muitas pessoas é simplesmente muito difícil pronunciar a palavra "não". Porém, sempre aceitar tudo traz diversos malefícios. "O 'não' é tão importante que ele é um dos pilares do nosso psiquismo. Quando dizemos não para nós percebemos que somos limitados, incapazes de todas as ações. Diretamente ligado ao respeito, ele facilita nossas escolhas e assim criamos e/ou aumentamos nossa saúde mental", acredita a psicóloga e psicoterapeuta Frinéa Souza Brandão.
Além disso, evitar essa palavra pode envenenar as relações pessoais, já que pode haver uma insatisfação por parte da pessoa, mas sem oportunidade do outro mudar sua conduta para melhorar a situação. "As pessoas que não sabem dizer 'não' sofrem caladas ou explodem em horas impróprias. Há uma possibilidade maior de criar internamente um rancor contra as pessoas que a rodeiam", pondera a psicóloga clínica Marisa de Abreu.
Mas se esse é seu caso, não é preciso se sentir mal, de acordo com as especialistas, todos têm ou terão um momento em que dizer "não" será a atitude mais difícil a ser feita. "Isso está diretamente ligado a decisões e tomar decisões nem sempre é fácil. Porém, existem pessoas com grau acentuado dessa dificuldade em função da rejeição e carências", ensina a psicóloga Lizandra Arita, da Arita Treinamentos.
São diversos os motivos que levam alguém a temer usar a palavra "não", e cada um pede uma solução específica. Separamos os mais comuns, que são explicados pelas especialistas.

Querer sempre agradar
Alguns indivíduos têm a necessidade de sempre agradar os outros, e nesse cenário realmente fica difícil negar alguma coisa a alguém. "A criança que não se sente amada, fica numa busca incessante por reconhecimento. Ela faz tudo para agradar em busca de reconhecimento e quando não é correspondida, sente-se rejeitada. Esse sentimento gera nova necessidade de agradar para ganhar atenção e carinho", analisa Lizandra Arita. Para a especialista, o primeiro passo é reconquistar sua autoestima, mesmo que seja por meio da psicoterapia. Marisa de Abreu também salienta a importância de aprender a ser mais assertivo. "A assertividade é a arte de identificar qual a hora certa e o jeito elegante de dizer 'não'", define. Para a especialista, o primeiro passo é reconquistar sua autoestima, mesmo que seja por meio da psicoterapia. Marisa de Abreu também salienta a importância de aprender a ser mais assertivo. "A assertividade é a arte de identificar qual a hora certa e o jeito elegante de dizer 'não'", define.

Achar o problema do outro mais importante
Sim, de vez em quando a outra pessoa vai realmente ter um abacaxi maior que o seu para resolver. Mas pensar sempre assim é sinal de autoestima baixa, mais uma vez. "A pessoa nessa condição não se sente fortalecida e capaz o suficiente para negar algo para o outro que supostamente é mais importante que ela, mesmo que isso gere perdas e sacrifícios para ela própria", pondera Lizandra. Nesses casos, o ideal é prestar atenção a como você se sente ao falar o "sim". Caso a sensação seja ruim, alguma coisa está errada. Mas não precisa dizer um "não" imediatamente, e sim um "vou pensar", acredita a especialista. A psicóloga Marisa de Abreu também tem suas dicas: "Demonstre que você reconhece o sentimento ou a posição da outra pessoa, sem desmerecê-la, mas coloque também o seu lado da questão. E feche com o que você quer que aconteça, fazendo uma nova proposta", ensina.
Acreditar que pode fazer mais do que consegue
Por outro lado, uma autoestima nas alturas também pode tornar difícil dizer não. "Uma pessoa pode considerar que é mais poderosa do que realmente seria possível e com isso tenta reunir para si um número exagerado de atividades", avalia Marisa. Nesses casos, Frinéa Brandão sublinha a importância de dizer não a si mesmo, entrando em contato com a realidade.

Não querer deixar uma oportunidade escapar
Algumas pessoas acumulam muitas funções justamente porque não querem deixar uma oportunidade imperdível para trás. O problema aqui, na verdade é mais de julgamento. "Elas precisam entender que tudo na vida tem limite e na verdade as boas oportunidades são raras. O que acontece muitas vezes é que quem apresenta é muito bom de marketing", explica Marisa. Nesses casos, é preciso saber muito bem o que se quer. "Defendo arduamente a elaboração de um projeto de vida para cada um dos meus pacientes e pessoas do meu relacionamento, porque uma pessoa que tem claro o que ela quer para a própria vida, carreira, relacionamento, a chance de responder corretamente a uma oportunidade é muito maior", argumenta Lizandra.

Ser muito prestativo
Existem também as pessoas que querem sempre ajudar e se dispõe a isso. Pode parecer uma qualidade, mas muitas vezes se torna um defeito que prejudica o próprio prestativo. "Este exagero em ajudar a todos sem se importar com seu próprio bem-estar pode ser reflexo do vício pela adrenalina desfrutada a cada ato prestativo", ensina Marisa. Essa também é uma forma de demonstrar insegurança. "Dependendo do grau, o indivíduo precisa de orientação de psicólogos. Se for um grau mais leve com a orientação de um amigo ou alguém querido da família o problema se resolve", ensina Frinéa.

Prefeito Mão Santa nomeia e empossa novo Secretário Municipal de Educação



Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da Federação das Indústrias, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, deu posse ao novo secretário municipal de educação, professor Rafael Alves de Sousa, que já era da Seduc, onde ocupava a função de diretor de infraestrutura. Rafael substitui no cargo Carlos Eduardo Araripe, que foi exonerado, a pedido.



Em seu discurso, Mão Santa disse que mudanças na sua equipe de governo fazem parte da rotina administrativa. “A mudança é permanente. Só não muda a verdade, disse o prefeito, fazendo referência também aos outros que já passaram pelo cargo de secretário e que fizeram um bom trabalho, “tiveram mais acertos que erros, contribuindo para que a educação continue se aperfeiçoando em nosso governo. E por que nossa prioridade pela educação? Porque ela é a única oportunidade que o governo tem de ajudar por igualdade os mais pobres” – destacou o prefeito, citando a Escola Roland Jacob como o maior exemplo das melhorias experimentadas pelo setor educacional no município

“Tudo muda. Só não mudam os meus princípios e o meu compromisso com o povo. Na saúde também houve mudanças. E todos os que lá estiveram também tiveram mais acertos que erros. Mas o importante que precisamos continuar”, pontuou o prefeito, esclarecendo que a escolha foi feita após convite formulado a outras pessoas da Seduc, que vão compor a equipe de Rafael Alves.



Dirigindo-se ao novo secretário, Mão Santa disse da necessidade do gestor ter espírito público, humildade e fidelidade. “Confio no novo secretário. Ele tem fidelidade. Tem potencial, que é aquilo que você pode fazer, a sua força interior. E você tem o potencial de ser um excelente secretário de educação”, salientou.


Ao se pronunciar o novo secretário agradeceu a confiança que o prefeito lhe depositava e afirmou que não será um secretário de gabinete. “Não quero ficar numa sala, sentado. Vou seguir com minhas atividades, visitando escolas. Essa era a minha rotina e vai continuar. Assumo esse desafio com coragem, entusiasmo, humildade e respeito a cada um. O prefeito disse que querer é poder. E nós queremos e nós podemos. Não quero enriquecer em cargo; e nem maiores projeções. Quero lhe ajudar, prefeito, na condução da educação do nosso município”, enfatizou.


Além do prefeito Mão Santa e esposa Adalgisa, a posse contou com a presença de vários professores, secretários municipais, vereadores Neta Castelo Branco e Daniel Jackson, além de familiares do novo secretário.

VERSÍCULOS BIBLICOS E FRASE DO DIA

Resultado de imagem para versículos bíblicosResultado de imagem para mensagem de bom dia

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Datafolha: Bolsonaro tem 56% dos votos válidos e Haddad soma 44%

Vantagem de Bolsonaro sobre Haddad é de 12 pontos

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (25) a penúltima pesquisa do instituto para as eleições presidenciais deste ano. De acordo com o levantamento, o candidato Jair Bolsonaro(PSL) segue na liderança com 56% dos votos válidos, contra 44% de Fernando Haddad (PT).
Os votos válidos consideram apenas as citações direcionadas para um dos dois candidatos, sem contabilizar os votos brancos, nulos e os indecisos. A contabilização é a mesma utilizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no momento da apuração.
Na comparação com a última pesquisa do instituto, divulgada há uma semana, a diferença entre Bolsonaro e Haddad passou de 18 para 12 pontos percentuais. 
No levantamento da última quinta-feira (18), Bolsonaro aparecia com 59 dos votos válidos e Haddad com 41%.
Fechar anúncio
Com a presença dos votos brancos, nulos e indecisos, o candidato do PSL aparece com o favorito de 48% dos eleitores e o petista foi citado por 38%. Votos brancos e nulos somam 8% e 6% disseram ainda não saber quem vão escolher no próximo domingo (28).
A pesquisa também apurou entre os eleitores a rejeição dos candidatos. Entre os entrevistados, 44% disseram que não votariam "de jeito nenhum" em Bolsonaro e Haddad é preterido por 52%.
Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa ouviu 9.173 eleitores em 341 municípios nos dias 24 e 25 de outubro, tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-05743/2018.


Ibope diz que WhatsApp não teve peso na campanha


Em meio à troca de acusações entre os candidatos que disputam o segundo turno da eleição deste ano, o Ibope divulgou pesquisa em que mede junto ao eleitor brasileiro o impacto de mensagens críticas e de ataque através das redes sociais, em especial do WhatsApp. Segundo apurou o Ibope, quase três quarto do eleitorado não recebeu esse tipo de mensagem e, no caso de quem recebeu, o impacto foi pequeno – ou pelo menos muito menor do que o que se alardeava.
A pesquisa (registro BR?07272/2018) foi realizada de domingo a terça-feira, portanto depois da polêmica matéria do jornal Folha de S. Paulo apontando indícios da ação de empresas para mobilizar o eleitor a favor de Bolsonaro, através de ações na internet. O resultado da pesquisa tira força das denúncias que apontam esse tipo de manipulação, por parte de ambos os candidatos. Diz mais: o impacto, mesmo limitado, é igual sobre o eleitorado tanto de Jair Bolsonaro (PSL) quando de Fernando Haddad (PT).
O Ibope perguntou se o eleitor tinha recebido alguma mensagem crítica ou de ataque a algum candidato, e quis saber especificamente sobre o recebimento desse tipo de conteúdo através do WhatsApp. O resultado surpreende: 73% disseram que nunca receberam esse tipo de mensagem. O número aponta para um alcance bastante menor do que o imaginado.
Curioso é que o alcance é igual entre quem vota em Bolsonaro e Haddad: 18%. Vale ainda notar que esse tipo de mensagem também traduz a polarização, já que nenhum outro candidato tem resultado significativo: 3% entre os votantes de Ciro Gomes (PDT) e 2% entre os de Marina (REDE). Outros candidatos registram apenas 1%.
E para quem acha que o eleitor consome tudo no automático, outra surpresa: 56% dos que receberam esse tipo de mensagem crítica ou de ataque verificaram se a informação era verdadeira. Os que não verificaram somam 43% – de qualquer forma, um número expressivo, quase metade daqueles 27% que receberam. A verificação parece ter efeito, já que 75% dos que receberam esse tipo de mensagem afirmaram que elas não ajudaram em nada na definição do voto. Outros 24% admitem que ajudaram, sim.
A pesquisa aponta para um caminho diverso da percepção que muitos tinham, colocando as redes sociais em uma patamar muito elevado. Era esse mesmo olhar que supervalorizava as fake News e a ação dos robôs na campanha. Ao que parece, o efeito não é exatamente o que se pensava.
Mas a discussão sobre o real papel das redes sociais nas campanhas brasileiras deste ano ainda vai produzir muitos estudos, inclusive muitos estudos conflitantes.

Força Tarefa de procuradores da república vai atuar na Operação Topique


 Imprimir
  • seduccc.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • decus.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • seduc.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • d9ea0bfe-5e3a-4eeb-b642-92f40d2b3116.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • d8b4d9b0-5f8d-4bac-800c-496b0dc991e0.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • d7ebea59-6b1f-4d3b-a02d-d5ee099cab95.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • 77b63df1-2494-4c2f-ba92-1ae44aba4a74.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • 038fefcb-f506-4704-a46d-d9571bb9557c.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • 9a96b840-d8b0-4c66-b450-608ef65c1390.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • 6db45d91-221f-4f5e-8786-7e579e91acde.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
  • 0d6f9318-8d52-449a-9bad-ec7ba0c84383.jpgWilson Filho/Cidadeverde.com
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:0002:47
O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira (24) que três procuradores da República vão atuar nos processos da Operação Topique, deflagrada em agosto pela Polícia Federal em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). A operação tinha como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados à prestação de serviços de transporte escolar ao Governo do Estado do Piauí e Prefeituras Municipais. A Força Tarefa, determinada pela Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, será formada pelos procuradores Marco Aurélio Adão, Tranvanvan da Silva Feitosa e Israel Gonçalves Santos.
Segundo a Portaria PGR/MPU nº 940, de 16 de outubro de 2018, publicada na terça-feira (23) no Diário Oficial da União, os membros da Procuradoria da República no Piauí atuarão em conjunto com a Procuradora da República, Cynthia Arcoverde Ribeiro Pessoa. O MPF não deu detalhes sobre os trabalhos e disse que não ia se manifestar.
Os recursos investigados na operação pertencem ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Vinte e três pessoas foram presas, dentre elas servidores da Secretaria de Educação (Seduc).
Segundo a PF, a investigação revelou a existência de um grupo de empresas atuando conjuntamente na realização de fraudes em licitações, com a participação de agentes públicos, resultando na contratação do objeto da licitação com valores superiores ao valor real do serviço, causando um prejuízo aos cofres públicos na média de 40% dos valores pagos às empresas contratadas.
Ainda de acordo com a PF, as empresas investigadas receberam, entre 2013 e 2017, pelo menos R$ 297 milhões pagos por mais de 40 prefeituras municipais e pelo Governo do Estado do Piauí, envolvendo transporte escolar e locação de veículos. O valor do potencial prejuízo ao erário no período é superior a R$ 119 milhões. Foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 9 mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Teresina, São João da Serra, Olho D’Água do Piauí e Coelho Neto, no Maranhão. 
O nome da operação (TOPIQUE) é alusivo ao termo popularmente utilizado para se referir aos veículos utilizados no transporte escolar.

Veja as propriedades da água, a quantidade ideal e benefícios

O consumo regular de água durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e pode, inclusive, melhorar a qualidade da pele. Isso porque a água compõe 70% do organismo humano e participa de praticamente todas as funções do nosso metabolismo. Seu consumo é essencial a todos os tecidos corporais e é fundamental no transporte e diluição de diversas substâncias, além de macro e micronutrientes. Auxilia também no processo de digestão e excreção, favorecendo a eliminação de toxinas e filtragem renal.

Quantidade ideal de água por dia
Quem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde, entre outros benefícios. "A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo. a quantidade de água que consumimos tem um papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório", explica o fisiologista Raul Santo de Oliveira.
Para saber a quantidade certa de água para consumir, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. "É importante lembrar que esse cálculo é feito de maneira geral, mas a necessidade de água varia de pessoa para pessoa. Uma atleta de alto rendimento, por exemplo, pode perder um litro de água por hora, e por isso precisa de uma maior ingestão", diz o fisiologista Raul.

Benefícios do consumo da Água:
Controlar a pressão sanguínea: Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante para regular a pressão sanguínea. "A água tem grande influência no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue. É por isso que em alguns aparelhos medidores, a pressão é medida em porcentagem de água no sangue", explica Raul Santo.
- Previne cãibras: As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura. "Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares", diz o fisiologista.
- Protege o coração: Um estudo feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros, de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso. "Com o sangue mais diluído, ele flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames", explica o fisiologista.
- Melhora o funcionamento do intestino: Quando o intestino não está funcionando muito bem, uma boa dica é comer mais fibras e ingerir mais água também. Aliás, ingerir muitas fibras e pouca água provoca o efeito reverso: intestino preso. Isso mesmo, a água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.
- Protege contra pedra nos rins: Beber muita água é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circula e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo. "A ingestão contínua de água faz com que nossos rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue. E isso acontece sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de 'limpar' o sangue eficiente", diz o urologista Roberto Maluf, do Hospital Santa Cruz.
- Transporte de nutrientes: A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo. Segundo o fisiologista Raul Sano, sem ela, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. "A parte líquida do sangue, chamada de plasma, deve corresponder a 55% do sangue. Se essa proporção diminui pela falta de água, as células não recebem todos os nutrientes que deveriam".

Com gols de Arthur, Ceará bate Cruzeiro no Mineirão em jogo adiado do Brasileirão



O Ceará segue em campanha de recuperação pela permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Nessa quarta-feira à noite, o time de Lisca bateu o Cruzeiro por 2 a 0, em pleno Mineirão, em partida adiada da 28ª rodada. É a primeira derrota do time mineiro após a conquista do hexacampeonato da Copa do Brasil, na semana passada. 
O atacante Arthur, já contratado pelo Palmeiras para a temporada 2019, marcou os dois gols na noite em que o goleiro Fábio foi homenageado por ter disputado 800 jogos pelo clube mineiro - a marca foi alcançada na rodada passada. Mano Menezes só poupou dois titulares: o zagueiro Dedé e o meia-atacante Arrascaeta.
Agora, com todos os times da competição com 30 jogos disputados, o Ceará deixa a zona do rebaixamento, ganha três posições e assume a 14ª colocação, com 34 pontos, um a mais do que o Vitória, que é o primeiro dentro da zona de rebaixamento.
O Cruzeiro, com 40 pontos, é o décimo colocado e praticamente só cumpre tabela na reta final da competição, uma vez que conquistou o título da Copa do Brasil e já tem vaga garantida na fase de grupos da próxima edição da Libertadores. 
Como era de se esperar, o Cruzeiro tomou a iniciativa e era quem buscava mais o ataque no início da partida. No entanto, o Ceará parecia mais ligado. O primeiro lance de perigo do jogo foi justamente em um vacilo da defesa cruzeirense. Léo recuou para o goleiro Fábio que tentou despachar para o ataque, mas a bola bateu em Arthur, que o pressionava, e acertou a trave.
A resposta mineira foi com uma bonita jogada. Egídio tocou, Robinho deixou a bola passar e Barcos serviu Rafinha, que finalizou na trave. Mas o lance já estava parado por posição de impedimento do meia.
Na segunda etapa, o Cruzeiro adotou postura mais ofensiva e partiu para o campo de ataque, mas acabou sendo surpreendido em rápido contragolpe do Ceará aos 17 minutos. Leandro Carvalho avançou e exigiu bela defesa de Fábio. No rebote, Arthur completou contra o gol vazio e abriu o placar.
Aos 35 minutos, o Ceará ampliou em mais um contra-ataque. David errou o passe e a bola ficou com Arthur, que avançou do campo defensivo, correu até a grande área e tocou na saída de Fábio para garantir a vitória.
O Cruzeiro volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta o Paraná em mais uma partida no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na segunda-feira, o Ceará recebe o Atlético-MG no Castelão, em Fortaleza (CE).
FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 0 x 2 CEARÁ
CRUZEIRO - Fábio; Edílson, Léo, Manoel e Egídio; Ariel Cabral (Raniel), Henrique, Rafinha (Lucas Silva), Thiago Neves (David) e Robinho; Barcos. Técnico: Mano Menezes.
CEARÁ - Éverson; Fabinho, Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Richardson, Juninho, Ricardinho (Pedro Ken) e Calyson (Felipe Azevedo); Leandro Carvalho (Valdo) e Arthur. Técnico: Lisca.
GOLS - Arthur, aos 17 e aos 35 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Thiago Neves (Cruzeiro); Éverson, Ricardinho e Arthur (Ceará).
ÁRBITRO - Flávio Rodrigues de Souza (SP).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).