sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, morre aos 90 anos

  •  
O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro (centro), participa de festa de gala celebrando seu aniversário de 90 anos, acompanhado de seu irmão, Raúl (ao fundo) e do presidente da Velezuela, Nicolas Maduro (direita), no teatro Karl Marx em Havana (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate/AP)O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro (centro), participa de festa de gala celebrando seu aniversário de 90 anos, acompanhado de seu irmão, Raúl (ao fundo) e do presidente da Velezuela, Nicolas Maduro (direita), no teatro Karl Marx em Havana (Foto: Ismael Francisco/Cubadebate/AP)

Camilo Cienfuegos era um dos colaboradores mais próximos de Castro (Foto: Prensa Latina/AFP)Camilo Cienfuegos era um dos colaboradores mais próximos de Castro (Foto: Prensa Latina/AFP)

Fidel com Che Guevara, em foto de 1960 (Foto: AP Foto/Prensa Latina via AP Images)Fidel com Che Guevara, em foto de 1960 (Foto: AP Foto/Prensa Latina via AP Images)

A amizade entre Castro e Chávez era antiga (Foto: ENRIQUE DE LA OSA / POOL / AFP)A amizade entre Castro e Chávez era antiga (Foto: ENRIQUE DE LA OSA / POOL / AFP)

GNews - Fidel Castro (Foto: Reprodução/GloboNews)GNews - Fidel Castro (Foto: Reprodução/GloboNews)

Fidel Castro foi um dos personagens da política internacional durante mais de seis décadas  (Foto: Adalberto Roque/AFP)Fidel Castro foi um dos personagens da política internacional durante mais de seis décadas (Foto: Adalberto Roque/AFP)

Linha do tempo, Fidel Castro (Foto: Arte/G1)

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu à 1h29 (hora de Brasília) deste sábado (26), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.
"Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro.
"Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas" deste sábado, prosseguiu o irmão.
As cinzas serão enterradas em 4 de dezembro, na cidade de Santiago de Cuba, após percorrerem o país numa caravana de 4 dias. Cuba declarou 9 dias de luto oficial pela morte de Fidel Castro.
Figura controversa
Visto como um grande líder revolucionário por uns, e como ditador implacável por outros, Fidel foi saindo de cena progressivamente ao longo da última década, morando em lugar não divulgado e fazendo aparições esporádicas nos últimos anos.
As últimas imagens de Fidel Castro são do dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. Antes, ele foi visto em um ato público foi no dia 13 de agosto, na comemoração de seu 90º aniversário. A festa reuniu mais de 100 mil pessoas. Na época, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Despedida
Em abril, durante o XVII Congresso do Partido Comunista de Cuba, Fidel reapareceu e fez um discurso que soou como uma despedida, onde reafirmou a força das ideias dos comunistas.

"A hora de todo mundo vai chegar, mas ficarão as ideias dos comunistas cubanos, como prova de que neste planeta se trabalha com fervor e dignidade, é possível produzir os bens materiais e culturais que os seres humanos necessitam, e devemos lutar sem descanso para isso", afirmou Fidel Castro na ocasião.

Desde que ficou doente, em julho de 2006, e cedeu o poder ao seu irmão Raúl Castro, o líder cubano se dedicou a escrever artigos, assim como livros sobre sua luta na Sierra Maestra e a receber personalidades internacionais em sua residência, no oeste de Havana.
Doença e saída do poder
Na noite de 31 de julho de 2006, Fidel Castro surpreendeu Cuba e o mundo com o anúncio de que cedia o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, depois de sofrer hemorragias. Foi a primeira vez que saiu do poder.
Sem revelar qual doença o afetava, Fidel admitiu que esteve à beira da morte. Perdeu quase 20 quilos nos primeiros 34 dias de crise, passou por várias cirurgias e dependeu por muitos meses de cateteres.
Em dezembro de 2007, o comandante cubano já havia expressado em uma mensagem escrita que não estava aferrado ao poder, nem obstruiria a passagem das novas gerações, mas em janeiro foi eleito deputado e ficou tecnicamente habilitado para uma reeleição – o que não ocorreu.
Desde março de 2007, já afastado do cenário público, sendo visto apenas em vídeos e fotos, Fidel Castro se dedicava a escrever artigos para a imprensa sob o título de "Reflexões do Comandante-em-Chefe".
Fidel deixou o poder definitivamente em fevereiro de 2008. Em um texto publicado no jornal estatal “Granma”, ele anunciou sua renúncia.

Trajetória
Fidel nasceu em 13 de agosto de 1926, na província de Holguín, sul de Cuba, e foi batizado durante a infância de Fidel Hipólito. Sua mãe trabalhava para a mulher de seu pai, o bem sucedido latifundiário espanhol Ángel Castro.
Apenas quando Fidel era adolescente seu pai se separou da primeira mulher e assumiu a família com a mãe de Fidel, Lina Ruz Gonzalez, com quem teve outros cinco filhos. Nesta época, Fidel foi assumido oficialmente pelo pai e recebeu o nome de Fidel Alejandro Castro Ruz.
Apesar de não ter sido registrado pelo pai na infância, Fidel cresceu estudando em escolas particulares e em meio a um ambiente de riqueza bastante diferente da pobreza do povo cubano.
Bastante inteligente, o jovem era mais interessado nos esportes do que nos estudos. Mesmo assim, o líder cubano iniciou seus estudos na Universidade de Havana em 1945, onde conheceu o nacionalismo político cubano, o anti-imperalismo e o socialismo, e se formou em direito em 1950.

Em 1948, Fidel viajou para a República Dominicana em uma expedição para tentar derrubar o ditador Rafael Trujillo, que foi fracassada.
Ao voltar para a faculdade, ele se juntou ao Partido Ortodoxo, fundado para acabar com a corrupção no país.
Casamentos
No mesmo ano, Fidel se casou com Mirta Diaz Balart, de uma rica família cubana. Eles tiveram apenas um filho, Fidelito. O casamento com Mirta acabou em 1955. Durante a união, ele teve um relacionamento com Naty Revuelta, com quem teve uma filha, Alina Fernández-Revuelta. Em 1993, ela fugiu da ilha se fazendo passar por uma turista espanhola. Alina pediu asilo nos Estados Unidos e passou a fazer fortes críticas a seu pai.
Com sua segunda mulher, Dalia Soto del Valle, Fidel teve outros cinco filhos homens cujos nomes começam com a letra "A": Alexis, Alexander, Alejandro, Antonio e Ángel.
Além da filha Alina, uma das irmãs de Fidel, Juanita Castro, também se mudou para os EUA, no início da década de 1960.
Revolução
Durante o casamento com Mirta Diaz, Fidel teve contato com as famílias ricas de Cuba, e se candidatou a um posto no parlamento. Entretanto, o golpe do general Fulgêncio Batista derrubou o governo da época e cancelou as eleições.
Junto com outros membros do Partido Ortodoxo, Fidel organizou uma insurreição. Em 26 de julho de 1953, cerca de 150 pessoas atacaram o quartel de Moncada, em Santiago de Cuba, em uma tentativa de derrubar Batista. O ataque falhou e Fidel foi capturado. Após julgamento, ele foi condenado a 15 anos de prisão. Entretanto, o incidente o tornou famoso no país.
Em 1955, Fidel foi anistiado, e fundou o movimento 26 de Julho, de oposição ao governo. Nessa época, ele se encontrou pela primeira vez com o revolucionário Ernesto ‘Che’ Guevara e se exilou no México.
Em 1957, junto com Guevara e mais 79 expedicionários, chegou a Cuba a bordo de um navio e tentou derrubar o presidente, mas foi surpreendido pelo Exército e derrotado. Fidel, seu irmão Raúl e Che conseguiram escapar e se refugiaram na Sierra Maestra, onde travaram combates com o governo.
Em 30 e 31 de dezembro de 1958, as vitórias revolucionárias assustaram Batista, que fugiu de Cuba e foi para a República Dominicana. Aos 32 anos, Fidel conseguiu o controle do país.
Reforma para o comunismo
Um novo governo foi criado, e Fidel assumiu como primeiro-ministro em 1959, após a renúncia de Jose Miro Cardona. Nesta época, foram iniciadas as relações com a então União Soviética.
O líder passou então a sua reforma para o comunismo. Em 1960, Fidel nacionalizou a indústria açucareira de Cuba, sem pagar indenizações. Três anos depois ele estatizaria as fazendas, ampliando a reforma agrária.
Em 1961, o governo proclamou seu status socialista. Houve uma fuga em massa dos ricos do país para Miami, nos Estados Unidos, que rompem as relações diplomáticas com Cuba.
Crise com os EUA
Em abril, Castro formalizou Cuba como um estado socialista. No dia seguinte, cerca de 1,3 mil exilados cubanos apoiados pela CIA atacaram a ilha pela Baía dos Porcos, em uma tentativa de derrubar o governo.
O ataque foi um fracasso – centenas de pessoas foram mortas e quase mil capturadas. Os EUA negaram seu envolvimento, mas revelaram que os exilados foram treinados pela CIA. Décadas depois, o país confirmou que a ação vinha sendo planejada desde 1959.
O incidente fez Castro consolidar seu poder. Em maio do mesmo ano, ele anunciou o fim das eleições democráticas no país e denunciou o imperialismo americano. Che Guevara assumiu o Ministério da Indústria.
Em 1962, os EUA ordenaram o bloqueio econômico total à ilha, isolando o regime, uma política que se seguiu até a atualidade.
Fidel passou a intensificar sua relação com a União Soviética, aceitando financiamento e ajudas militares. Em outubro de 1962, o país concebeu a ideia de implantar misseis nucleares em Cuba, gerando uma crise com os EUA e quase uma guerra nuclear.
Dias depois, o premiê soviético concordou em remover os mísseis com o comprometimento americano de não invadir Cuba. Castro foi deixado de lado nas negociações.
Governo
Em 1965, Che deixa o país para expandir a revolução. Dois anos depois, ele foi assassinado na Bolívia, deixando Fidel como único rosto da revolução.
Ainda em 1965, Fidel se posicionou como líder do Partido Comunista cubano. Pouco a pouco, ele começou uma campanha para apoiar a luta armada contra o imperialismo na América Latina e na África.
Apesar do comprometimento dos EUA de não invadir a ilha, houve ataques de outras formas, como o bloqueio econômico e centenas de tentativas de assassinato contra Fidel ao longo dos anos. Fidel chegou a dizer que se escapar de tentativas de assassinato fosse um esporte olímpico, ele teria ganhado medalhas de ouro.
Durante seu governo, Fidel investiu na educação – foram criadas cerca de 10 mil novas escolas, e a alfabetização atingiu 98% da população. Os cubanos têm um sistema de saúde universal, que reduziu a mortalidade infantil para 11 a cada mil nascidos vivos.
Execuções e prisões
Entretanto, as liberdades civis foram confiscadas. Sindicatos perderam o direito de realizar greves, jornais independentes foram fechados e instituições religiosas perseguidas. Castro removeu seus opositores com execuções e prisões, além do exílio forçado.
Centenas de milhares de cubanos fugiram do país ao longo das décadas, muitos seguindo para a Flórida, bastante próxima da costa da ilha. A maior saída ocorreu em 1980, quando o governo anunciou a autorização de saída, e 125 mil pessoas deixaram Cuba – 15 mil delas se jogaram ao mar amarradas e canoas, pneus e botes.
Em 1986, instituições de defesa dos direitos humanos realizaram em Paris o “Tribunal de Cuba”, onde ex-prisioneiros da ditadura deram seu testemunho. Entidades calculam que cerca de 12 mil pessoas morreram nas mãos do governo.
Em 1989, com a queda do muro de Berlin, a União Soviética retira seus 7 mil militares da ilha e acaba com a ajuda comercial à Cuba.
Em 1996, Cuba bombardeia dois aviões civis pilotados por exilados cubanos em Miami, retomando as tensões com os EUA. No ano seguinte, Fidel apontou seu irmão, Raúl, como seu sucessor.
Em 2002, os EUA criam uma prisão para suspeitos de terrorismo em uma base militar Guantánamo, no território cubano. O então presidente George W. Bush inclui o país na lista dos que apoiam o terrorismo.
Segredos
Desde que caiu doente e entregou o poder provisoriamente a Raúl, Fidel deixou claro que sua doença era um assunto delicado e não um assunto de domínio público.
"Devido aos planos do império (EUA), meu estado de saúde se converte em um segredo de Estado a respeito do qual não se pode ficar constantemente divulgando informações", afirmou.
Os segredos em torno do ex-dirigente são guardados com tanto afinco que não se conhecia nem mesmo o local onde Fidel se recuperava.
Conta-se que, durante anos, Fidel jamais dormiu duas noites no mesmo lugar.
Ele circulava por Cuba em uma caravana com três carros Mercedes Benz pretos idênticos, e a presença dele nas cúpulas realizadas no exterior nunca está 100% confirmada antes de sua chegada.
Até a ideologia comunista dele foi objeto de mistério nos primeiros anos da revolução.
Diferentemente de outros líderes mundiais, a vida privada de Fidel não comparece aos jornais.
O único dos filhos dele que ocupou um cargo público é Fidel Castro Diaz-Balart, o "Fidelito", um engenheiro nuclear que trabalhou como assessor científico do Conselho de Estado.
Fidel nunca abandonou suas ideias sobre estratégia militar. Em 1953, quando organizou o ataque contra o quartel Moncada, em Santiago de Cuba, sua primeira e desastrosa ação militar, quase todos os seus companheiros só ficaram sabendo do objetivo da investida no último minuto.
tópicos:

Aprenda a lidar com pessoas mais espertas que você

Aprenda a lidar com pessoas mais espertas que você
Se você tem algum problema com pessoas que querem ser melhores do que você, confira o nosso post, aqui você encontra algumas dicas interessantes de como fazer para lidar com os espertinhos.
1. Não fique se comparando
Pode parecer clichê, mas a premissa é verdadeira: cada pessoa é única e possui o seu próprio conjunto de pontos fortes e fracos. As pessoas com as quais você se compara chegaram onde estão ao trabalharem bem com as suas qualidades. Você também tem o seu conjunto de coisas boas e o melhor que pode fazer é ser honesto com você mesmo e se esforçar para melhorar.
2. Lembre-se: você não controla tudo
Não importa o quanto você se esforçou, nem sempre vai receber aquela promoção ou mesmo o reconhecimento que merece. Não desista: a sua evolução é o maior “prêmio” aqui. Você pode não ser a pessoa mais inteligente ou a mais criativa, mas sempre pode ser a mais preparada. Por isso, se apegue a este ponto e continue a se tornar quem você deseja ser.
3. Aprimore-se
Se o seu problema é no trabalho ou nos estudos, e você se sente menos capaz do que os seus colegas, tenha calma: se lhe faltam habilidades técnicas, comece a aprendê-las. Faça perguntas, tire suas dúvidas, não tenha medo de parecer estúpido. Da próxima vez em que você se sentir inseguro, faça uma pausa, respire e tente não sucumbir aos pensamentos negativos.
4. Conheça os seus pontos fortes
Agora que você passou da fase de se comparar, que tal se concentrar nos seus pontos fortes? Primeiro, você precisa fazer uma autoanálise: você tem um senso de humor diferente ou talvez mais facilidade para entender assuntos que ninguém dá conta no trabalho? Tudo isso pode ser ainda mais aprimorado! Quando você passa a notar e valorizar o que você tem de melhor, todos a sua volta também passam a te perceber.
5. Reconhecer a verdade
A primeira coisa a se fazer é reconhecer a verdade: sempre existirão pessoas em condições melhores do que as suas. Mas isso não importa, já que você também está melhor do que outras pessoas e assim por diante. Seja receptivo e tente aprender com quem você admira.

Sem posição de W.Dias,Patrícia Leal pode sair do PT e iniciar debandada

Aliado? Que nada! O prefeito de São João do Piauí Gil Carlos (PT) vem arrumando é muita dor de cabeça para Wellington Dias (PT). Mesmo com a sinalização do governador de que não irá interferir na disputa entre Gil e a prefeita de Altos Patrícia Leal (PT), na eleição da APPM, o prefeito vem espalhando que ele tem sim o apoio de Dias. Agora, a situação pode ser a ‘gota d’água’ para que Patrícia inicie uma verdadeira debandada de prefeitos petistas, ao trocar a sigla pelo PP do senador Ciro Nogueira.
São muitos os relatos de que Gil está usando o nome do governador, indevidamente. Dias já deixou claro nos bastidores que não pretende “meter a colher neste angu”, mas agora, precisa se pronunciar. Os aliados de Patrícia estão cobrando uma posição do governador para que ele oficialmente, ou escolha a neutralidade, ou aponte quem é de fato seu candidato, ou candidata, nesta disputa.
Tem mais: as conversas de que o governador estaria apoiando Gil, de forma oculta, se espalham rapidamente. E a incerteza agora é em relação à permanência de Patrícia no PT. Warton Lacerca, marido da prefeita, já é filiado ao Partido Progressista. Ele pode ser a ponte para que ela decida tirar do peito a estrela vermelha.
eleicao_appm.png
E se sair, Patrícia deve levar consigo diversos outros prefeitos petistas, já insatisfeitos com a crise de imagem diante da ligação com escândalos de corrupção no país. Seria o início de uma verdadeira debandada, enfraquecendo ainda mais a sigla que, em 2016, conseguiu eleger 38 prefeitos. A situação enfraqueceria Wellington Dias, que em 2018 tem uma reeleição para buscar nas urnas. Seria a chance ainda de Patrícia conseguir o apoio de Ciro Nogueira, que ainda não se manifestou em relação à disputa pela APPM.
Em tempo
Gil Carlos seria mesmo tão próximo de Wellington Dias? Vale lembrar que, por muito pouco, o governador não apoiou justamente o adversário do prefeito, Alexandre Mendonça, nas últimas eleições em São João do Piauí.
_____________________________
Com a palavra, o governador Wellington Dias.

fonte:180graus

Denúncia detalha indício de fraude na licitação da Agespisa

A empresa Águas do Brasil solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) a apuração de supostas irregularidades no processo de licitação para gerenciamento do sistema de abastecimento de água e esgoto sanitário na área urbana de Teresina. Com maior pontuação, 95.97, na última segunda-feira (21) a empresa Aegea foi anunciada vencedora do certame para gerir a Agespisa durante os próximos 30 anos.
Em um documento de aproximadamente 130 páginas, entregue à corte, o advogado da empresa requerente, Silvio Augusto de Moura Fé, classificou como uma “tragédia antecipada” a condução do processo realizado pela comissão especial de licitações, presidida por Silvânia da Silva Carvalho e pelos responsáveis pela Superintendência de Parcerias e Concessões-SUPARC, do governo do Estado.


A empresa Águas do Brasil alega que ofereceu a maior proposta financeira entre as concorrentes, R$ 180 milhões, mas foi derrotada por receber nota técnica inferior às demais. O advogado da organização disse que foram usados “dois pesos e duas medidas para avaliar as certidões de comprovação do índice de perda exigido pelo Edital”, culminando no ajuste de notas em favor da AEGEA e do Consórcio Poty.
“O TCE tem acesso à conduta a que vinha se pautando a Comissão de Licitação que, contrariando o princípio da vinculação ao próprio Edital, se postou com manifesta índole de resistividade ao princípio da competitividade, ao atribuir a nota técnica à SAAB, então denunciante, a quem foi dispensado um tratamento inquestionavelmente iníquo e não isonômico, em evidente prejuízo ao próprio procedimento licitatório”, afirma.
Segundo o documento, a comissão de licitação desconsiderou os atestados apresentados pela Águas do Brasil e submeteu a empresa à avaliação do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), atribuindo a nota final. A empresa vencedora também deveria ter os atestados avaliados no mesmo molde, o que não teria ocorrido.
O SNIS possui uma base de dados que contém informações e indicadores sobre a prestação de serviços de Água e Esgotos e de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos de todo o país, vinculado à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades. 
Abertura de envelopes 
A empresa relata que a comissão desconsiderou os recursos interpostos pela mesma, no que tange à abertura dos envelopes relativos às propostas comerciais para 21 de novembro de 2016, caracterizando ilegalidade do processo. 
Mesmo ofertando maior valor de contribuição financeira ao Estado, por exemplo de R$ 140,00 milhões, considerando as notas técnicas atribuídas, a licitante AEGEA venceria o certame oferecendo apenas cerca de R$ 100,24 milhões, valor este aproximadamente R$ 40 milhões menor que o valor ofertado, causando grande prejuízo aos cofres públicos. Da mesma forma, o Consórcio Poti venceria o certame oferecendo apenas cerca de R$ 107,42 milhões, valor este aproximadamente R$ 33 milhões. 
A empresa denuncia que a AEGEA foi favorecida com a vitória da licitação e que o erário público será prejudicado, pois receberá R$ 21.500.000,00 (vinte e um milhões e quinhentos mil reais) a menos, ao optar pela proposta de outorga menor.
Auditoria
Em sua defesa, a Águas do Brasil solicita que o TCE determine a aplicação de mesmo critério para pontuação dos atestados de comprovação do índice de perda com a pontuação máxima a ser atribuída à SAAB ou a perda dos pontos que foram atribuídos à AEGEA nos atestados apresentados pelas partes, culminando na suspensão do certame, como meio de preservação da eficácia que se espera da concessão.
“Por mais poderosa que a Comissão de Licitação se julgue, não terá ela, jamais, o poder de suplantar o interesse público com suas idiossincrasias, porquanto os órgãos de fiscalização externa não permitirão tamanha iniquidade. Simples, assim”, escreveu o defensor.
O Tribunal de Contas do Estado informou que há formada uma comissão de auditores, determinada pelo conselheiro Kennedy Barros, relator do processo, para analisar possíveis irregularidades apontas pela empresa. 
Resposta
A superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, falou que ainda não foi notificada sobre a auditoria do TCE, mas garantiu que está tranquila em relação a idoneidade e legalidade do processo de licitação. "Quem perde sempre esperneia, mas estamos tranquilos. Tivemos o suporte de suas fundações de renome. Esse foi um processo amplamente discutido, foram mais de dois anos de discussões. Não fizemos nada a toque de caixa. 
Ao O Dia, Viviane afirmou que a expectativa é de que até o final do ano o contrato com a empresa esteja fechado junto ao Estado. Segundo a superintendente, o governo pretende elaborar um cronograma para priorizar de investimentos da empresa em áreas consideradas críticas da capital.
Confira a nota divulgada pela Superintendência de Parcerias e Concessões:
Em razão de nota divulgada pela empresa Águas do Brasil, o Governo do Estado do Piauí esclarece que não  foi notificado  pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI)  acerca de denúncias de suposta irregularidade em  processo licitatório da Subconcessão de Serviços de Saneamento da zona urbana de Teresina, que em face de  sua função de instituição fiscalizadora, o TCE-PI  pode fazer a  solicitação de documentação dos processos licitatórios do estado para o acompanhamento do mesmo, solicitação que sempre será atendida com presteza por parte da Comissão de Licitação.  Por enquanto, até que haja decisão em contrário, a licitação segue de forma regular, com o cumprimento de  todas as etapas previstas  no edital e na lei, com lisura, transparência, rigor  e tecnicidade.
Viviane Moura Bezerra
superintendente da Suparc

CHEGOU O GRANDE DIA HOJE INAUGURAÇÃO DA LOJA VILLA CHIC NA CAPITAL.




Graças a Deus um Sonho realizado é neste sábado dia 26 de Novembro de 2016, a Inauguração da Loja Villa Chic., convidamos os amigos venham nos visitar e conferir os nossos preços, será uma honra o endereço é na nossa casa, na Rua Santa Rita, 3980 - Vila Costa Rica no bairro Três Andares. fazemos entregas também é solicitar. a partir das 17:00hrs.







VERSÍCULOS BIBLICOS E FRASE DO DIA

Resultado de imagem para frases bonitas

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

5 dicas para você emagrecer e perder a barriguinha

1. Planejamento
O planejamento envolve a reeducação alimentar e física do seu cotidiano. Não é nenhuma fórmula mágica. Já foi provado que a melhor maneira de emagrecer e perder barriga é comer regularmente, de três em três horas, em pequenas quantidades. Você pode levar frutas ou barrinhas de cereais ao trabalho ou às aulas e comê-las neste intervalo.

2. Não pular refeições
A dica anterior é importante para você não sentir fome e não devorar um prato imenso de comida. Esse é um dos principais venenos para quem quer emagrecer e perder barriga. Se você acha que ficar o dia inteiro sem comer e depois compensar em algo vai te ajudar, você está enganada. Isso só vai fazer você ganhar mais peso e mais gorduras localizadas. Estabelecer esse ritmo de alimentação também ajuda a acelerar o metabolismo. O metabolismo determina a velocidade que seu corpo vai processar as reações químicas no organismo. Quanto mais rápido ele funcionar, mais peso você vai perder em menos tempo.

3. Chás
Apesar de não terem garantia científica de emagrecimento, alguns chás são aliados na batalha contra a balança e, alguns, especificamente para a perda da barriga. Os mais populares e eficazes são os chá verde e de hibisco. O chá verde é um dos principais aliados na perda de barriga, já que tem ação lipolítica, ou seja, as propriedades do chá podem queimar gorduras localizadas. O chá verde também é bom para desintoxicação, digestão e aceleração do metabolismo.


4. Gengibre e limão
Outra dica que não é comprovada, nem milagrosa, mas pode ajudar a emagrecer e perder barriga é a mistura de gengibre com limão. 
O gengibre é um antiinflamatório natural e as propriedades termogênicas da raiz podem acelerar o metabolismo. Com isso, a queima de calorias e gorduras localizadas pode ser mais rápida e o consumo da raiz pode turbinar o emagrecimento. 
O limão é considerado uma fruta detox e também antitinflamatória. Essas características também podem auxiliar na queima da gordura localizada e na perda das gorduras abdominais. Para misturar os dois há diversas opções: chás, sucos, temperos. A recomendação para os chás e sucos e ingeri-los em jejum, antes das refeições.

5. Evitar bebidas gaseificadas e com sódio
Geralmente refrigerantes tem um alto teor de sódio na composição, que faz o organismo reter líquido e inchar. Além do sódio, o gás também permite o inchaço abdominal não apenas passageiro, mas constante para quem costuma beber muito refrigerante. Outra bebida que é comumente conhecida por criar barriga é a cerveja. O álcool e o trigo são substâncias que também retêm líquidos e causam inchaço, devido à fermentação que provoca no intestino.

HUT não será mais hospital porta aberta e limita internação a paciente


A superlotação de casos de menor complexidade no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está gerando problemas para equipe médica e prejudicando atendimento. 
Diante da falta de estrutura para receber tanta demanda, a Fundação Hospital de Teresina organiza a rede e determinou que o HUT não será mais hospital porta aberta e limitará internações.
O diretor geral do HUT, médico Gilberto Albuquerque, disse que os casos de menor complexidade acabam superlotando o hospital e prejudicando o atendimento dos pacientes com problemas mais complexos.
 “O HUT tem uma grande estrutura que precisa ser melhor aproveitada. Desde que foi inaugurado estamos preparando a rede para essa nova realidade e oferecer para a população um atendimento com mais  qualidade e dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde”, destacou. 
A Fundação Hospitalar de Teresina organiza a rede de saúde da capital de acordo com o perfil de atendimento de cada hospital. 
Segundo a direção, a nova organização a rede poderá oferecer à população uma assistência mais qualificada e direcionada a necessidade do paciente. O projeto está sendo finalizado e já está sendo discutido com todas as unidades de saúde da Prefeitura de Teresina.
Casos de menor complexidade devem procurar atendimento nos hospitais de bairro. De acordo com a presidente da FHT, Fátima Garcez, a reorganização da rede é fundamental para otimizar o atendimento.
 “Os hospitais da nossa rede são preparados para atender casos de menor complexidade como tosse, febre, vômito, dor de barriga etc. Caso seja necessário o hospital encaminhará o paciente para uma unidade de maior complexidade de acordo com a necessidade do paciente”.
Fátima explicou ainda que no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) não será mais atendida demanda espontânea. “O HUT é um hospital de alta complexidade especializado no trauma. Não podemos continuar atendendo baixa complexidade numa estrutura preparada para casos muito mais complexos. Com esse novo fluxo o HUT só receberá paciente referenciado”, explicou a presidente. 
Um paciente referenciado é aquele encaminhado por outro hospital. Para que ele tenha acesso ao atendimento em um hospital de maior complexidade e de acordo com a sua necessidade a equipe médica passa o caso para a Central de Regulação de Leitos que faz a busca na rede de saúde e encaminha o paciente. Deste modo o paciente garante o atendimento. 
Para o primeiro atendimento a população deve procurar os hospitais de bairro, de preferência o que fica mais perto de casa. A Prefeitura de Teresina tem hospitais nos seguintes bairros: Parque Piauí, Monte Castelo, Primavera, Matadouro, Santa Maria da Codipi, Satélite, Buenos Aires, Promorar e Dirceu. Ainda tem as Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) dos bairros Promorar e Renascença.

Mão Santa define novos nomes para sua equipe: Presidente do PSL Maksuel Brandão nos esportes

                     Mão Santa continua ouvindo sugestões.
O Prefeito eleito de Parnaíba, Mão Santa, reafirmou que a escolha que vem fazendo dos nomes que comporão sua futura equipe de governo tem sido criteriosa, ouvindo sugestões e observando se os nomes propostos se enquadram nos critérios por ele estabelecidos que são: competência, honestidade, lealdade, espírito público "e amor pela Parnaíba".
“Vamos enxugar ao máximo o secretariado. Já cortamos a metade mas vamos enxugar mais, porque a Prefeitura não pode ficar como estava, com servidores demais onde a maioria nada produzia”, disse Mão Santa, citando alguns dos assessores já escolhidos:
“Em primeiro lugar está a Adalgisa (1ª dama), que é quem manda em mim. Ela vai para o Serviço Social (Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania). Tanto ela como os outros escolhidos, poderão acumular outras funções, porque vamos, no início da administração, utilizar o organograma atual”, explicou o prefeito eleito. Os outros secretários e superintendentes já escolhidos são:
Secretário de Fazenda, Paulo Aírton;Secretaria de Saúde – médico Valdir Aragão ; Defesa Civil – vice-prefeito Marcos Samaronne; Infraestrutura – Engenheira Civil, Maria das Graças Nunes; Desenvolvimento Econômico (Indústria e Comércio) – empresário Onofre Filho; Meio Ambiente – PauloEudes Carneiro (ex-prefeito de Parnaíba); Superintendente de Turismo – empresário Charles Júnior, que será assessorado pelo empresário do trade turístico local, Joca Vidal; Superintendente de Comunicação- jornalista BernardoSilva; Superintendente de Cultura – Músico Teófilo Lima; Secretário de Esportes – o desportista Maksuel Brandão (Presidente municipal
do PSL)e presidente da EMPA -(que será subordinada à SEINFRA) - Paulo Pinto
                               Paulo Pinto e Maksuel Brandão
A escolha do secretário de Educação ainda não está indefinida “porque estamos ouvindo os professores, colhendo sugestões”, disse Mão Santa. Embora haja especulação em torno da escolha do nome do professor Universitário Israel Correia, o prefeito eleito disse que ainda não há nada definido, embora reconheça ser o professor Israel um bom nome para ocupar a pasta.
fonte: b.silva

Secretariado: Mão Santa indica Marcos Samaronne para a Defesa Civil


                     Prefeito eleito Mão Santa e o vice Samaronne
O vice-prefeito eleito de Parnaíba, Marcos Samaronne, não será apenas uma peça decorativa no próximo governo municipal, para substituir o prefeito em suas eventuais ausências. 
Ele vai acumular as funções de vice com a de secretário da Defesa Civil. Segundo Mão Santa, uma de suas principais funções é se voltar para a situação caótica em que vive a zona rural do município, onde as comunidades não dispõem sequer de água de qualidade para beber. Inclusive Mão Santa já levou este problema ao Presidente Nacional da FUNASA, o piauiense Henrique Pires, que prometeu ajudar. A Funasa, que é um órgão do Ministério da Saúde, dispõe de recursos para perfuração de poços artesianos, o que em muito ajudaria na solução do problema.

fonte:b.silva

VERSÍCULOS BIBLICOS E FRASE DO DIA

Resultado de imagem para frases bonitas e pequenas para capa facebook

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Suco de cenoura para colesterol alto

A cenoura proporciona inúmeros benefícios à saúde, pois é rica em vitaminas e minerais, sendo o seu principal benefício o efeito depurativo e tônico que tem sobre o fígado. Quando o suco de cenoura é tomado pelo menos 3 vezes por semana, ajuda o fígado a eliminar o excesso de bile e de gordura e, quando o nível de gordura é reduzido, o colesterol também reduz.
Além disso, para melhorar o combate contra o colesterol alto é muito importante evitar comer alimentos muito gordurosos ou fritos, assim como alimentos industrializados, pois contêm muita gordura que contribui para o aumento do colesterol ruim. Beber cerca de 2 litros de água por dia e fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana, também ajudam a reduzir o colesterol e a melhorar os efeitos deste suco.
Suco de cenoura para colesterol alto

Ingredientes

  • 4 cenouras
  • 1 copo de suco de limão

Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro basta bater todos os ingredientes no liquidificador e coar a seguir. Se necessário, adoce com um pouco de stévia.
Se beber mais de 5 copos do suco por semana, provavelmente notará que a pele ficará com um tom alaranjado. Mas, não se assuste, são apenas as toxinas sendo eliminadas do seu corpo. Para diminuir esse efeito, basta reduzir a dose ingerida de suco.
Veja outras receitas muito interessantes para baixar o colesterol no vídeo a seguir: