sábado, 30 de janeiro de 2016

Ciência responde: é melhor correr na esteira ou ao ar livre?

Segundo pesquisa, esforço feito por correr contra o vento pode ser balanceado com inclinação de esteira  (Foto: BBC)Segundo pesquisa, esforço feito por correr contra o vento pode ser balanceado com inclinação de esteira (Foto: BBC)


Pessoas que correm costumam ter a mesma opinião sobre correr em esteiras: dizem que é mais fácil do que ao ar livre. O médico e apresentador da BBC Michael Mosley avaliou estas duas opções.
Para aqueles que fizeram uma lista de resoluções para 2016 que inclui fazer mais exercícios, correr parece a opção mais óbvia.
Mas o que é melhor: correr ao ar livre, no vento e na chuva, ou ir para a academia mais próxima e suar em cima de uma esteira enquanto admira seu reflexo em um espelho gigante?
Não é algo que pensei muito a respeito antes. Possivelmente porque não são louco por corrida, mas certamente é um assunto que divide os entusiastas das corridas.
Então, quais são os argumentos contra e a favor?
Energia
Primeiramente, qual destas alternativas vai deixar você mais em forma?
Os adeptos da corrida ao ar livre alegam que ela gasta muito mais energia. A principal razão é a resistência do vento, algo que você não tem muito dentro da academia.
Mas os fãs de academia afirmam que isto não é necessariamente verdade.
Em um estudo feito pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, o professor Andrew Jones levou nove corredores para correr em uma rua, medindo o gasto de energia.
Depois ele levou estes voluntários para correr na mesma velocidade em uma esteira, mas com inclinações diferentes. O que ele descobriu é que os corredores podem compensar de forma adequada o esforço extra de correr ao ar livre colocando a esteira a uma inclinação de 1%.
Velocidade
Vale a pena saber que, quando você corre em uma esteira, você tende a superestimar o ritmo que você corre.
Um estudo realizado em Cingapura, que pediu que algumas pessoas corressem ao ar livre e então corressem na mesma velocidade em uma esteira, descobriu que quando as pessoas correram na esteira elas correram significativamente mais devagar, mesmo pensando que estavam na mesma velocidade.
Os cientistas responsáveis por este estudo sugerem que isto acontece provavelmente porque, ao correr dentro de uma academia, você não tem o mesmo visual.
Ou, como os próprios cientistas explicam: "A percepção diferente da velocidade provavelmente se deve à distorção das informações visuais resultantes da discrepância entre o que foi observado e o fluxo ótico esperado".
Qualquer que seja a causa, parece que quando corremos ao ar livre nós, inconscientemente, nos esforçamos mais.
Segurança
Se correr ao ar livre supera correr na esteira em gasto de energia, qual das duas opções é a mais segura?
Na academia, é claro, é muito improvável ser atingido por galhos que caem das árvores, escorregar em fezes de cachorro ou tropeçar no meio-fio.
Mas quando se fala de lesões existe uma ameaça que é comum entre os usuários de esteiras: lesões causadas pelo uso excessivo e a repetição sem variações.
Quando você está em uma esteira a tendência é se distrair, como um hamster correndo em uma rodinha, fazendo os mesmos movimentos durante um tempo. Repetir os mesmos movimentos aumenta o risco de danos nas juntas ou ligamentos.
Então, se você usa uma esteira, é uma boa ideia misturar um pouco, variando a velocidade e a inclinação.
Se você corre ao ar livre, especialmente se você corre fora de áreas asfaltadas, a variedade será muito maior.
Cada passo será diferente simplesmente porque você está correndo em uma superfície desigual e variada. As pesquisas sugerem que este desafio constante não apenas fortalece os ligamentos e ativa uma variedade maior de músculos, mas também melhora o senso de equilíbrio da pessoa.
Dito isto, é preciso lembrar que a esteira pode ser mais confortável, o que é importante caso você já tenha uma lesão.
Bem-estar
Parece óbvio que correr ao ar livre coloca a pessoa mais perto da natureza e isto só pode ser melhor do que correr em um ambiente fechado.
Mas qual é a prova?
Há alguns anos os cientistas da Universidade de Exeter fizeram um esforço grande para avaliar de forma apropriada as provas a respeito e a conclusão deles foi bem clara.
Pesquisando em resultados já obtidos e registrados, eles descobriram que o exercício em ambientes naturais, particularmente em áreas verdes, "foi associado a sentimentos mais fortes de revitalização e envolvimento positivo, diminuição da tensão, confusão, raiva e depressão e um aumento da energia".
Eles também descobriram que as pessoas que se exercitam ao ar livre alegaram gostar mais, achar que o exercício é mais satisfatório e que as chances de fazer de novo eram maiores. Mas, se estas pessoas realmente fizeram mais exercícios ou não é outra questão para ser analisada.
Uma outra vantagem de se exercitar ao ar livre é que você tem chances maiores de ser exposto ao sol e, por isso, aumentar sua dose de vitamina D.
Conclusão
Para mim a corrida ao ar livre tem vantagens claras. É muito mais variada e, quando corro numa esteira, ainda tenho que convencer meu cachorro que me assistir é tão divertido como correr pelos campos.
Mas o melhor conselho, especialmente para quem está começando, é escolher o tipo de corrida que você gosta e com o qual você tem mais chances de continuar.
Se isto significa ir para a esteira mais próxima, lembre-se de variar a velocidade e a inclinação.
E um estudo recente relatou que corredores que praticam exercícios extenuantes têm a mesma expectativa de vida que as pessoas que mal fazem qualquer exercício.
Mas o autor precisa admitir que não conseguiu provar esta pesquisa.

Parnahyba embarca, e técnico planeja time com 3 volantes para segurar River

Parnahyba embarca para Teresina (Foto: Didupaparazzo )Volante Luciano com goleiro Ribamar (Foto: Didupaparazzo )


Parnahyba embarca para Teresina (Foto: Didupaparazzo )Técnico Luís Miguel (Foto: Didupaparazzo )


Parnahyba embarca para Teresina (Foto: Didupaparazzo )Meia Idelvando e atacante Fabiano (Foto: Didupaparazzo )


Parnahyba embarca para Teresina (Foto: Didupaparazzo )Atacante Puxinha (Foto: Didupaparazzo )


Parnahyba embarca para Teresina (Foto: Arquivo Pessoal/Rian )Parnahyba embarca para Teresina (Foto: Arquivo Pessoal/Rian )


Parnahyba embarca para Teresina (Foto: Gilson Brito)Parnahyba embarca 


yba embarcou para Teresina na tarde de sábado. Na capital, a equipe azulina estreia no Campeonato Piauiense diante do River-PI, atual bicampeão. O técnico Luís Miguel relacionou 18 jogadores para a primeira rodada.  
Na última semana da pré-temporada, o técnico montou um time com três volantes e estuda entrar com os titulares nessa formação. O treinador acompanhou o último amistoso da pré-temporada do Galo, contra o 4 de Julho, e percebeu a força ofensiva do adversário. Ele acredita que assim possa segurar o Tricolor.        
- Também tenho dúvida. Três volantes ou dois meias. O Bruno Rios pode entrar no segundo tempo, vamos decidir. Temos o Idelvando com mais disponibilidade na marcação, e o Bruno um meia mais técnico. Jogando no Albertão, podemos aproveitar isso. Temos uma base do River-PI, por isso temos que adiantar a zaga para tirar o time deles próximo da nossa área. Trabalhamos detalhes nessa semana como sair da marcação deles – explicou Luís Miguel. 
O volante Luciano acredita que a formação mais defensiva possa ser a melhor estratégia na primeira rodada do estadual. River-PI e Parnahyba são os dois últimos campeões estaduais: Galo (2014 e 2015), Tubarão (2012 e 2013).       
- É o esboço do que queremos, uma boa maneira de enfrentar o River-PI fora de casa, uma maneira inteligente, tendo mais posse de bola e uma boa chegada. Temos um respeito grande, mas não tememos. Para o primeiro jogo, a minha função será ajudar na marcação e um pouco mais de liberdade para ajudar o Idelvando – comentou Luciano.  

Operação policial no litoral começa com sete presos e drogas apreendidas

Apreensão de drogas e prisões foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (29/01) no litoral do Piauí para combater a criminalidade. A operação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar antecede o carnaval com intervenções continuadas. Os policiais da CompanhiaIndependente de Policiamento Turístico (Ciptur), sob comando do Major Antônio Pacífico, prenderam o casal Osmundo Otavio Nascimento, 51 anos de idade, e Maria Nita Rodrigues da Costa, 38 anos, e a pessoa de Salomão Costa Silva, 19 anos, acusados de tráfico de drogas. Eles foram presos em uma residência no Bairro Santa Luzia, município de Luís Correia. Com eles foram aprendidos 59 papelotes de maconha, 180 pedras de crack e pouco mais de R$ 1.100,00.presos
Segundo o major Antônio Pacífico, comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), a residência do casal já é bastante tempo conhecida por funcionar uma venda de drogas. Osmundo Nascimento disse que a droga foi abandonada próximo a sua casa e sua esposa guardou para caso o proprietário aparecesse, seria feita a devolução. Quanto ao dinheiro disse que é de uma venda de farinha e de um benefício que sua esposa tem.salomão-e-Nita
A polícia ainda apreendeu um cartão do Programa Bolsa Família de Osmundo Nascimento. Ele tem um carro Fiat/Strada Working CD, modelo 2012 de cor vermelha, placas COM 2608 Acaraú (CE). Os policiais questionaram como ele tem um carro e é beneficiado do programa do governo destinado a pessoas em vulnerabilidade social. Nascimento disse que é pedreiro e comprou com o dinheiro de seu serviço. Nita Rodrigues disse que uma pessoa de moto deixou cair às drogas e resolveu guardar.carro
Os policiais ainda prenderam quatro homens por força de mandado de prisão. Entre os presos estão José de Ribamar Alves da Silva, 21 anos; Ailton da Costa Lima, 26 anos; Leonardo Pereira de Carvalho, 22 anos; e Antonio Junior Monteiro de Aguiar, 27 anos. Eles foram presos em Parnaíba e Ilha Grande. Eduardo Ferreira, delegado regional de Polícia Civil de Parnaíba informou que a intervenção antecede o carnaval para coibir a criminalidade e outras ações serão feitas. Policiais civis da capital, sob chefia do delegado Willame Moraes, estão dando apoio à operação conjunta.condução1 cartão osmundo drogas-e-dinheiro

Homem é preso com droga escondida no painel de carro em Parnaíba

A Polícia Federal prendeu um jovem identificado como Lucas Berg Santana Alves, de 25 anos, transportando quase cinco quilos de coca escondida no painel de um veículo Pálio, em Parnaíba. Uma barreira foi montada na BR-343, após denúncia anônima. 

Droga apreendida em Parnaíba (Imagem:Divulgação )Droga apreendida em Parnaíba

Diante das informações, os policiais federais montaram uma barreira na entrada do município e, sob o comando do delegado Marcos Roberto Santos, Lucas Berg, que é natural de Teresina e reside no bairro Porto Alegre, também na Capital, foi preso. 

No momento da prisão, ele estava acompanhado de uma mulher, que em seguida foi liberada, depois de ter sido contatado que a mesma não tinha envolvimento com o caso. 

O delegado Marcos Roberto chamou atenção para engenharia usada pelo acusado para conseguir abrir o painel do carro onde a droga estava escondida. Para ter acesso ao compartimento, foi preciso seguir uma sequência de comandos. 

Com que roupa: veja os uniformes dos times do Campeonato Piauiense 2016

  • Uniforme do Flamengo para a estreia com o Cori-Sabbá
    Divulgação
  • Modelo do segundo uniforme do Flamengo
    Divulgação
  • Segundo uniforme do River para a temporada 2016
    Divulgação
  • Uniforme principal do River sem alterações
    Divulgação
  • Camisa do uniforme principal do Caiçara, de Campo Maior
    Divulgação
  • Caiçara vem com listras em branco e vermelho para enfrentar Altos
    Divulgação
  • Modelo do terceiro uniforme da SEP é azul
    Divulgação
  • Segundo uniforme da Sociedade Esportiva de Picos preserva as cores do escudo do clube
    Divulgação
  • Uniforme principal da SEP mantém os tradicionais amarelo e verde
    Divulgação
  • Modelo do uniforme do Cori-Sabbá para o Campeonato Piauiense 2016
    Divulgação
  • Cori-Sabbá volta ao Campeonato Piauiense com números dourados na camisa
    Divulgação
  • Segundo uniforme de Altos. Escudo ficará ao lado da imagem de São José
    Divulgação
  • Camisa azul do segundo uniforme de Altos
    Divulgação
  • Imagem de São José, padroeiro de Altos, está em destaque. O escudo ficará do outro lado da camisa
    Divulgação
  • Uniforme principal de Altos, com listras verdes
    Divulgação
  • Fabricante do uniforme do Tubarão é conhecida por vestir clubes de futsal, basquete e vôlei
    Divulgação
  • Registro do novo uniforme do Parnahyba antes mesmo de chegar ao litoral do Piauí
    Divulgação
  • Tem torcedor dividido: o uniforme branco do Parnahyba ficou mesmo mais bonito que o azul?
    Divulgação
Parecia uma tarefa simples, mas reunir imagens dos uniformes das equipes do Campeonato Piauiense quase vira um drama. 
Tudo porque muitos dos clubes ainda não receberam o material esportivo a ser usado nesta temporada. Alguns, inclusive, já sabem que não irão estrear com seus novos mantos. 
Primeiro a entrar em campo nesta sexta-feira (29), o Altos vai jogar contra o Caiçara com o uniforme usado pelos jogadores na Copa São Paulo de Futebol Júnior. As novas camisas só vão chegar na segunda rodada. 
O Piauí Esporte Clube precisou mandar confeccionar um uniforme promocional. As novas camisas só aparecerão na terceira rodada, contra o Parnahyba. 
Entre os fatores que provocaram o atraso está a demora para definição dos patrocinadores, o que fez a encomenda ser protelada. 
O material da Sociedade Esportiva de Picos deveria ter chegado no dia 27. Até ontem, nada. 
O Flamengo foi até Goiás receber os novos uniformes. Hoje, o presidente Tiago Vasconcelos correu com o material para Floriano, local da estreia contra o Cori-Sabbá. 
River e Parnahyba se enfrentam no domingo. A previsão dos dois clubes é que o material esportivo chegue a tempo.