A rodada da Copa Piauí de Futebol Sub-21 terá dois jogos neste sábado(30), com possibilidades de definir o adversário do Parnahyba na decisão do título. O 4 de Julho vai receber o Piauí em Piripiri e ganhará a vaga em caso de vitória.
O Colorado está com 11 pontos e chegando aos 14 não poderá ser alcançado pelos concorrentes. Diante de tal possibilidade, a equipe comandada pelo técnico Jorge Veras vai pra campo com uma disposição total para superar o Enxuga Rato. Na classificação o 4 de Julho tem 11 pontos e o Piauí somente 7.
RIVER X PARNAHYBA
No Estádio Lindolfo Monteiro atuarão River e Parnahyba. Os riverinos fazem uma campanha medíocre e têm apenas 7 pontos, a metade da pontuação do representante parnaibano que está com 14. O Tubarão do Litoral já está garantido na decisão da Copa Piauí, mas quer vencer para ter o direito de realizar o segundo jogo das finais no Estádio Pedro Alelaf.
Até agora os times de Teresina não conseguiram uma só vitória sobre 4 de Julho e Parnaíba, em 9 jogos disputados. 4 de Julho x Piauí, River x Parnahyba serão iniciados às 17h00.
SEMIFINAIS DA SÉRIE C
As semifinais da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol começarão neste domingo(01) com o jogo São Bento x CSA em Sorocaba-SP, às 19h00. O jogo de volta será em Maceió.
Na outra chave atuarão Fortaleza e Sampaio Corrêa, na segunda-feira às 20h45, no Castelão, em Fortaleza. O segundo jogo disputado em São Luís.
Os 4 times já estão promovidos para a Série B na temporada de 2017. O que está em jogo agora é a conquista do título de campeão brasileiro da Série C.
Se os petebistas comemoram declaração do ex-senador afirmando que o caminho natural será o retorno ao partido, a oposição ao governo estadual investe na adesão de João Vicente na disputa majoritária de 2018 no Piauí. São Miguel do Tapuio, João Vicente, que é aliado do prefeito Lincoln Matos (PTB), foi recebido com entusiasmo por lideranças da oposição no município e no Estado. Na foto, o ex-senador ao lado do ex-governador Wilson Martins, e dos líderes municipais Pompílio Evaristo e o filho, Pompilim, todos do PSB. Não poderia ser melhor o início das andanças de João Vicente pelo interior do Estadoado.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) declarou, em entrevista para a TV e Rádio Cidade Verde, nesta sexta-feira (29), que seu partido não vai abrir mão da vaga de vice-governador na chapa de Wellington Dias (PT) nas eleições de 2018 - pelo menos até que se prove que outro candidato é mais viável para a disputa do ano que vem.
"É uma decisão que nós vamos ter toda a maturidade. ninguém pode ser candidato do PT, ou do PP, ou do PMDB, ou do PCdoB. Não existe isso. Tem que ser candidato da coligação", disse o senador, que defende pesquisas de opinião e a avaliação do apoio de lideranças como critérios para se definir a chapa da base governista.
O parlamentar acrescentou que é preciso esperar 2018 para tomar uma decisão. "Nós temos que no próximo ano ver quem é o melhor candidato a vice. Se for convencido que o melhor candidato é de outro partido, o PP vai abrir mão, não tenha dúvida. Agora se o melhor candidato for do PP, nós vamos fazer esse pleito".
"Ninguém é candidato de si próprio. Ninguém é candidato porque é mais amigo ou porque tem maiores apoios só de um grupo político, se não tiver o respaldo do povo. Tem de ter uma soma de valores e ver qual é o melhor time para entrar no próximo ano. Nós temos que escolher o que tem de melhor na nossa coligação", completou Ciro Nogueira.
Presidente nacional do PP, o senador comentou o interesse de outros partidos pela vaga de vice, hoje ocupada por Margarete Coelho (PP). "Eu fico feliz porque se exitem tantos candidatos, essas pessoas não estavam com a gente em 2014 e agora estão, então quer dizer que nós estamos no caminho certo".
Além do PP, o PMDB também pleiteia a vaga de vice, indicando o deputado estadual Themístocles Filho. O PTB surgiu recentemente na discussão, com a possível volta ao partido do ex-senador João Vicente Claudino.
Sobre João Vicente, Ciro Nogueira defendeu seu retorno para a vida pública. "João Vicente é um aliado de primeira hora. Esteve com a gente na eleição de 2014, foi fundamental. Não gostaria nem que ele tivesse deixado de ser candidato em 2014", declarou.
O vereador Daniel Jackson esteve na noite de ontem (29), prestigiando a abertura da copa SEMEL de futebol sub 14. Competição idealizada pela Secretaria de Esportes do Município que tem a frente da pasta Maksuel José Gomes Brandão.
O vereador Daniel Jackson esteve na tarde de ontem (28), visitando os moradores do bairro Igaraçu, ouvindo os reclames e sugestões dos moradores. Durante sua caminhada pelas ruas do referido bairro, Daniel Jackson ouviu atentamente as solicitações feitas por cada morador que o abordava, e que parabenizava pelas ações realizadas nestes primeiros 9 meses de mandato.
“Ficamos felizes em ser saber que a população tem nos acompanhado. Esse é o nosso papel enquanto representante da população, fomos eleito pra representar o povo, e é isso que estamos comprometido em fazer até o final do mandato”.
O prefeito Mão Santa realizará HOJE, às 17hs visita e lançamento do Loteamento Solidariedade, localizado na Avenida Deputado Antônio José de Moraes Souza, em Parnaíba.
A prefeitura de Parnaíba criou o programa Mutirão que irá fazer a doação de 550 terrenos para a construção de residências em regime de mutirão. São terrenos que haviam sido doados, em gestões anteriores, a terceiros e que não foram utilizados em tempo hábil. E, conforme determina a lei, o prefeito determinou que fosse feita a reversão desses imóveis em favor do município.
Projeto das casas foi realizado pela Arquiteta da Secretaria de Infraestrutura: Paula Campanelly.
Para a construção de casas nesses terrenos a prefeitura doará o material de construção, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), sob a coordenação da Secretária Adalgisa Moraes Sousa. O novo conjunto residencial será construído numa área localizada por trás do IESVAP- Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba.
Serão contempladas famílias em situação de risco, que estejam residindo próximo à encosta de rios, lagos, barreiros, pés de morros e outras situações adversas ao bem-estar; famílias que residem em imóveis invadidos ou alugados, pertencentes ao Programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal; famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade, residindo em ruas e praças; finalmente, famílias chefiadas por portadores de limitações físicas, em situação vulnerável.
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, reagiu às declarações do seu vice, Samarone Ferreira, de que está sendo excluído da administração do município. Ontem, o vice-prefeito disse à TV Cidade Verde que está sendo colocado de lado, o que terminou por gerar um rompimento com Mão Santa.
"O Mão Santa dizia que íamos ganhar junto e administrar junto. Comigo ele cumpriu com a metade. Ganhamos, mas na hora de administrar eu fiquei do lado de fora. Eu acho que tenho muito o que contribuir com essa cidade", disse Samarone.
Em resposta, Mão Santa disse que a cidade tem prefeito e que não governa para empresário. Disse ainda que atendeu às reivindicações de Samarone, como nomeações a pedido do vice.
"Aumentei o gabinete dele. Era um cubículo. Nomeei os pedidos dele, num posso nem analisar, pois sou ético, correto. Dei ainda para ele acumular a Secretaria de Defesa Civil. Agora, nós enfrentamos turbulência e esse partido que ele foi nos combateu aqui. Mas é um direito e eu desejo a felicidade dele. Agora, quem dá as cartas aqui sou eu. Parnaíba tem prefeito, e bom, e comprometido. O combustível meu é o amor. É um governo da legalidade, da moralidade. Tem gente que quer tomar conta da gasolina, luz, mas tem a licitação. Isso aqui não é para servir a empresário, temos que servir ao funcionário”, desabafou Mão Santa. As rusgas entre prefeito e vice começaram logo após a vitória nas urnas e aumentaram após Samarone se filiar ao PSC. O vice também foi visto ao lado do ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto. Informações cidadeverde.com
Veja o que disse o vice-prefeito sobre Mão Santa
Veja com reagiu o prefeito Mão Santa as declarações do vice Samarone
Deputado estadual Cícero Magalhães (PT)Foto: Paulo Pincel
Ao invés de “dar o calado como resposta”, como vem acontecendo há meses, durante as sessões na Assembleia Legislativa, a base do governador Wellington Dias finalmente reagiu aos ataques da oposição no parlamento estadual. O deputado Cícero Magalhães (PT) ocupou a tribuna para defender Wellington Dias e reafirmar que a prioridade do governo é o servidor, o pagamento do funcionalismo em dia.
Um pouco antes de Magalhães iniciar sua fala, o líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Robert Rios Magalhães (PDT), tinha ocupado a tribuna - como tem feito na maioria das sessões - para atacar o governo do PT. “Esse é o pior Governo da história desse estado. Esse Governo vai despedaçar pela corrupção. Não há luz no fim do túnel”, criticou, pessimista.
Segundo Rios, Wellington Dias usa as vagas para estágios nos órgãos do Estado para tirar proveito político. “Apresentei o projeto de Lei que não seria nem necessário porque é óbvio demais para que todos os estagiários façam teste seletivo para prestar serviço ao Governo do Estado”.
O deputado afirmou ainda que muitos prefeitos andam falando mal de Wellington Dias porque esperam em vão pelas obras autorizadas pelo governador.
Sem se reportar às críticas ácidas da oposição, Magalhães destacou o trabalho da equipe de governo para continuar com a folha em dia. O parlamentar afirmou que os salários dos servidores estaduais só estão em dia por força do compromisso que o governador tem com o funcionalismo público
O orador disse não entender o porquê da oposição viver questionando a aliança com outros partidos, como o PP, e o fato do senador Ciro Nogueira buscar recursos federais para o Piauí em Brasília. Magalhães lembrou que o governador e o senador percorreram juntos o Piauí inteiro e sabem da necessidade de cada município e cada região do estado.
Outro que andava calado e também se manifestou foi o líder do PMDB, deputado João Madison (PMDB), reafirmando o compromisso do seu partido com o governador. E previu que o governador vai se reeleger para o quarto mandato.
O deputado Evaldo Gomes (PTC) também defendeu Wellington Dias e elogiou o empenho do senador Ciro Nogueira, de garimpar recursos para o Piauí. Evaldo acredita que Ciro e Wellington Dias vão estar no mesmo palanque durante a campanha eleitoral de 2018.
Já o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado João de Deus (PT), vai buscar junto à equipe econômica do governo um diagnóstico, um relatório detalhado sobre a situação financeira do Estado. E lembrou que há quase 14 anos o governo Wellington Dias vem pagando em dia os servidores públicos, ao contrário de gestões anteriores ao governo do PT, que atrasavam salários porque servidor público não era prioridade.
O deputado Cícero Magalhães concluiu seu pronunciamento admitindo que o governo poderá suspender obras, para que o pagamento do funcionalismo não sofra atraso e continue sendo a principal prioridade.
A secretaria Municipal de Gestão prossegue realizando o recadastramento de todos os servidores da Prefeitura de Parnaíba, objetivando, dentre outras coisas, identificar em que setores a administração municipal carece de pessoal a fim de poder estudar as possibilidades de realizar concurso público.
“Já encerramos o recadastramento do pessoal da educação, dentro do que se esperava, embora com um pequeno índice de pessoas que não compareceram. No momento o recadastramento é do pessoal da saúde, que vai até o dia 3 de outubro e, a seguir, começará o recadastramento de todos os demais servidores da prefeitura. Está tudo andando tranquilo, sem problemas e acreditamos que, ainda este ano, possamos conhecer a realidade da PMP, quanto aos servidores” - afirma o secretário Anísio Neves.
Queremos saber quantos somos e quem somos – prossegue o secretário: “Temos hoje uma necessidade muito grande de zeladoras. Temos um concurso feito em gestões passadas, quando teriam contratado uma boa quantidade, mas nós não temos zeladoras na Prefeitura. Queremos conhecer a realidade: se temos, onde estão? Por isso está havendo o recadastramento para a administração saber onde está pisando, quem é quem, e se os servidores estão dentro de sua área de concurso, para poder organizar a prefeitura como um todo”.
Secretario Municipal de Gestão, Anísio Neves
Plano Plurianual
Anísio Neves avaliou como positiva a inovação introduzida este ano, com relação à consulta pública para a elaboração do PPA – Plano Plurianual. “Disponibilizamos o site da prefeitura para que as pessoas participassem e foi melhor do que esperávamos. Vamos tentar conseguir ampliar o prazo, agora no início de outubro, para que mais pessoas participem, porque agora estamos concentrados na montagem da LOA – Lei de Orçamento Anual, que deve ser entregue à Câmara até o final deste mês. No site conseguimos identificar o índice de escolaridade das pessoas e o bairro que melhor poderemos atender às reivindicações. Neste ranking a maior participação foi do bairro Nova Parnaíba” - cita o secretário.
Com relação à participação pública em debates desta natureza, Anísio diz reconhecer como justa a frustração das pessoas que participam, sugerem construção de obras para seus bairros, mas não eram atendidas no passado. “Nós estamos tentando inovar mais uma coisa: Estamos preparando a LOA 2018 e no final do ano vamos fazer uma avaliação do que foi possível realizarmos, dos pedidos apresentados, para mostrarmos à população, provando que estamos atentos a tudo que ela deseja e planeja para a cidade como um todo”, finalizou.
O senador da república Álvaro Fernando Dias(Podemos-PR) estará em Parnaíba no próximo dia 2 de outubro para fazer uma visita de cortesia ao prefeito de Parnaíba Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (Solidariedade).
O senador é amigo de Mão Santa e vem a nossa cidade manifestar apoio às causas de Parnaíba no Congresso Nacional.
Aproveitando a visita ao município o prefeito fará a entrega ao senador da medalha e diploma do Mérito Municipal. A solenidade de entrega será realizada às 17hs no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, no edifício José de Moraes Correia situado na Rua Riachuelo, 455 em Parnaíba.
Está marcado para a manhã desta sexta-feira (29/09) a troca de comando em dois quarteis da Polícia Militar do Piauí nos dois municípios mais importantes do litoral do Estado: Parnaíba e Luís Correia. As mudanças irão ocorrer após uma reunião entre o governador Wellington Dias (PT), o comandante geral da PM coronel Carlos Augusto e o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PR).
Em Parnaíba, deixa o comando do 2º Batalhão da PM, após mais de dois anos a frente da corporação, o tenente-coronel Adriano de Lucena. No lugar dele assume o major Pacífico Neto. Este último passará o comando da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur) com sede em Luís Correia para o major Danilo Palhano, ex-comandante do extinto Ronda Cidadão de Parnaíba.
A troca de comando em Luís Correia será da forma tradicional, na área externa da CIPTur. Já no 2º BPM, a pedido do atual comandante, a solenidade será discreta e interna. Lucena será transferido para Teresina onde assume na próxima segunda-feira (02/10) a Diretoria de Administração Penitenciária do Piauí.
Um hospital infantil do Canadá fez uma grande descoberta que pode ajudar as mães a prevenirem que seus filhos desenvolva alergia ao amendoim.
O estudo do Children Hospital Research Institute, sugere que comeramendoimdurante a amamentação e inserir o produto no cardápio do bebê por volta dos 12 meses, reduz os riscos da criança desenvolver alergia ao alimento.
Os resultados do estudo foram divulgados em um site especializado. Foram avaliadas crianças com grande risco de desenvolver alergiapor conta de fatores genéticos.
As crianças cujas mães consumiram o alimento na fase da amamentação e o introduziram na alimentação do bebê antes dos 12 meses foram as que menos desenvolveram sensibilidade.
Especialistas de trânsito de países como a Islândia, a Georgia, India e China estão inovando ao utilizar a ilusão de óticacomo aliada reduzir os casos de atropelamentos. Como muitos motoristas não costumam respeitar a faixa de pedestres nestes lugares, autoridades estão testando pinturas em três dimensões para tornar a faixa mais visível.
O objetivo é utilizar a ilusão de óptica como um fator a mais para fazer o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem dos transeuntes. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, em Chengdu, pedestres no país notaram que os veículos passaram a parar mais na faixa com a pintura 3D.
Um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apontou que 22% das mortes no trânsito se referem a pedestres. No entanto, ainda não existem estudos que evidenciem a eficácia da faixa 3D, que pode cair conforme os motoristas vão se acostumando com a ilusão.
O cantor Gleyfy Brauly participou do programa The Noite, do SBT, na última quarta-feira (27). Sucesso na internet por cantar sucessos internacionais com sua própria versão da letra da música, o artista participou da festa de aniversário do apresentador Danilo Gentili.
Depois da chegada do bolo de aniversário para Gentili, Gleyfy Brauly apareceu como atração surpresa, cantando "Happy Birthday to You", a versão em inglês de "Parabéns pra você".
Logo depois, Danilo Gentili pediu para que o cantor interpretasse "Another brick in the wall", um dos maiores sucessos do grupo Pink Floyd e que levou o vídeo a ser compartilhado fora do país - chegando até o baterista da banda, Nick Manson.
"Gleyfy, essa foi a melhor coisa que me aconteceu no meu aniversário hoje. Obrigado por ter vindo", disse o humorista, que fez acordo para que o cantor piauiense passe os próximos dias cantando a cada entrada e saída de bloco do The Noite.
No fim, o Gleyfy Brauly pediu ajuda de Danilo Gentili para um tratamento estético "pro cantor ficar gatinho". O artista arrancou risos ao pedir a aplicação de "bloutox", como ele chamou o "botox".
Gleyfy Brauly é conhecido por tocar na noite em Altos, 38 quilômetros distante de Teresina. Com participações frequentes no Cidade Viva, comandado por Laércio Andrade na TV Cidade Verde, o cantor chamou a atenção após se apresentar no programa com versões de sucessos internacionais e trazer com seu teclado anotações de como ele entende as músicas em inglês. Os vídeos com as canções legendadas receberam milhares de compartilhamentos nas redes sociais.
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido do Governo do Estado do Rio de Janeiro para atuar como litisconsorte ativo na ação movida pelo Piauí contra o Ministério da Fazenda. Assim como o governo piauiense, os fluminenses contestam decisão que impede os estados de explorarem produtos de loterias, que seria de exclusividade da União.
O Piauí ingressou com a ação no STF em maio. No mês seguinte, por conta de decisão da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, o Estado encerrou as atividades da Lotoshow, que fazia apostas e sorteios pela internet.
Ao negar o pedido fluminense, Luiz Fux argumenta que os dois estados, ainda que tenham sofrido decisões para não explorarem loterias, passam por situações jurídicas diferentes.
"Mesmo que ambos tratem da exploração de concursos de prognósticos numéricos, o objeto é diverso. Enquanto, na ADPF 455, questiona-se a constitucionalidade da decisão da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, referente à loterias do Piauí, o ato que negou a comercialização dos produtos LOTERJ na Rede Lotérica foi proferido pela Caixa Econômica Federal", diz a decisão do ministro do STF, proferida ontem (27).
O processo agora aguarda parecer da Procuradoria-Geral da República.
Ontem, durante o ato de entrega de bebedouros novos para escolas da rede municipal de ensino, o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, voltou a destacar o bom relacionamento que mantém com todos os que integram o poder legislativo. São 17 vereadores, dos quais “não elegi nenhum, mas há um respeito muito grande entre o Executivo e o Legislativo. É uma câmara muito boa”, enfatizou. A declaração foi feita na presença do vereador Joãozinho do Trânsito (PSL), que representava na ocasião o Poder Legislativo. Mão Santa lembrou que, diferente do que ocorre em Parnaíba entre os dois poderes, o mesmo não acontece com relação ao governo do Estado, que mantém na Assembleia Legislativa mais de 15 suplentes, que o povo não elegeu, como deputados. “A Assembleia virou um antro de prostituição. Aqui não elegi nenhum vereador, também não comprei e nem cooptei ninguém”- pontuou.
O prefeito disse também ontem que, com relação aos pagamentos, vai adotar, a partir do próximo mês, o mesmo procedimento que adotou quando governador do Estado. “Os que ganham menos, vão receber primeiro e os que ganham mais, serão os últimos, incluindo o prefeito. Vamos nos esforçar mais, produzir mais, porque nós vamos ser modelo (na educação). Tenho compromisso com minha cidade e sei que a classe mais importante é a dos professores”, frisou.
A "pequena" Gabrielly Trevisan Ferreira, nascida no dia 19 deste mês, no Hospital Universitário de Cascavel, no oeste do Paraná, ainda sequer foi para casa, mas o enxoval preparado com carinho pela mãe Maira Cristina Trevisan, de 36 anos, está praticamente comprometido. "Estou aceitando presentes", brinca.
Isso porque, a menina nasceu com 5,720 quilos e 54 centímetros – cerca de 2 quilos a mais do que a média dos recém-nascidos, segundo o hospital. "No primeiro dia que peguei ela no colo foi cruel, um pouco desconfortável, mas agora já estou me acostumando", diz a mãe, aos risos.
Maira conta que as enfermeiras, que não perderam a chance de tirar uma foto com a menina, que se tornou atração na maternidade, tiveram que colocar uma roupa de criança com muito mais tempo de vida em Gabrielly. "As roupinhas de recém-nascidos não serviam", explica.
Da gravidez ao parto A mãe afirma que teve uma gravidez tranquila, mesmo que de alto risco, e que engordou 11 quilos durante a gestação. Segundo ela, a barriga que cresceu bastante e parecia de gêmeos. "Com seis meses ela já pesava 1,9 quilos. Normalmente com esse tempo uma criança pesa cerca de 600 gramas", diz.
Um ultrassom feito duas horas antes da cesárea indicava que a menina nasceria com 5,380 quilos. "O médico me disse que nunca tinha feito um ultrassom de uma criança tão grande. E olha que a margem de erro deles é de 200 gramas, mas acabou passando disso", recorda.
Ela diz ainda que, segundo uma enfermeira, em 27 anos do hospital, nunca houve um parto de uma criança maior. "Dizem que o maior aqui foi de 5 quilos."
Maira explica que o parto seria cesáreo de qualquer maneira, por conta da posição da criança. "Meus outros dois foram normais, mas meu filho, que hoje tem cinco anos, nasceu com o mesmo tamanho e tinha 4,250 quilos 20 dias antes de nascer", revela. A outra filha dela, de 15 anos, nasceu com 3 quilos.
Estado de saúde A bebê, segundo a mãe, deve receber alta do hospital na quinta-feira (28). "Ela está fazendo um tratamento, mas os médicos disseram que está bem. É que o coraçãozinho se desenvolveu mais do que o comum, mas ela está normalzinha", conta.
Do nascimento até a terça-feira (26), Maira diz que a filha cresceu dois centímetros e emagreceu 500 gramas. "Estamos aguardando a cardiologista fazer alguns exames para poder ir para casa", afirma.
Mais um? Uma das perguntas que Maira mais têm ouvido nos últimos dias é se terá mais uma gravidez. Segundo ela, não é por medo do tamanho da próxima criança que a resposta tem sido não. "Eu fiz laqueadura. E três filhos já está ótimo, né?", diz.
A mãe conta ainda que a família não vê a hora de ir para Formosa do Oeste, também no oeste do Paraná, onde moram. "Está todo mundo doido para vê-la. Aqui as visitas são bem restritas", explica. "Ela já nasceu famosa [risos], mas vai ser legal mostrar isso para ela quando crescer", afirma.
Mortes violentas: um desafio para autoridades brasileiras da Segurança Pública e da Justiça
O Ceará lidera o ranking de mortes violentas em todo o País. Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo site G1 levando em conta os óbitos decorrentes de homicídios, latrocínios, mortes por intervenção policial e suicídios, e faz parte de um levantamento nacional compreendido entre os dias 21 e 27 de agosto último.
Em uma semana, foram registradas, nada menos, que 128 assassinatos no estado, praticamente um por hora, segundo o levantamento estatístico do G1. Em todo o país, foram 1.195 pessoas mortas em 546 cidades, quase 10 por cento do total de municípios brasileiros.
No estado, foram constatadas 10 mortes por cada grupo de 100 mil habitantes, índice considerado altíssimo levando em conta o curto período investigado de apenas sete dias. Os dados reveladores foram obtidos, de acordo com o G1, através das estatísticas publicadas pela a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Ainda de acordo com a pesquisa, no começo do ano, outros estados, assim como o Ceará, viram “desmontadas” as suas políticas de Segurança Pública. O estudo atribui este fato à rivalidade entre os grupos organizados que se instalaram nas prisões e que têm contribuído para os conflitos diários nos bairros e cidades do estado inteiro. São as facções criminosas que hoje dominam o Ceará.
As facções
A “guerra” entre a GDE (Guardiões do Estado), que está aliada ao PCC (Primeiro Comando da Capital), e o Comando Vermelho (aliado à Família do Norte/FDN) vem produzindo números estratosféricos na estatística dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs).
A banalização da violência, como mortes brutais como corpos decapitados, esquartejados e carbonizados – se tornou uma rotina em diversos bairros de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana da Capital. A crueldade é a marca das facções na hora de executarem seus rivais.
Segundo dados da SSPDS, somente entre janeiro e agosto (estatística já fechada) o Ceará registrou, nada menos, que 3.235 homicídios. Em setembro, entre os dias 1º e 25, foram mais 386 casos, perfazendo o total de 3.621 assassinatos em menos de nove meses completos.
A estimativa é que o Ceará feche o ano de 2017 com aproximadamente 4.800 homicídios, contra 3.407 em todo o ano de 2016.
Reunido com diretoras Mão Santa faz entrega de bebedouros novos para Escolas Municipais.
Prefeito Mão Santa faz entrega de novos bebedouros a escolas do município
O prefeito Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa, e a Secretária de Educação, Altair Marinho, junto com várias professoras e diretoras de Escolas da rede municipal de ensino, estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Prefeitura de Parnaíba, para a entrega simbólica de bebedouros para vinte e cinco escolas municipais.
Mão Santa enfatizou ser aquela apenas mais uma ação de sua gestão, visando alcançar a excelência no ensino municipal e aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar a todos os profissionais que fazem a Secretaria de Educação. “Hoje, com o esforço da Professora Altair, estamos entregando vinte e cinco novos bebedouros, que irão melhorar a qualidade de vida de nossos alunos, com água potável de qualidade”, destacou o prefeito.
O processo de entrega dos novos bebedouros será realizado em três etapas, contemplando todas as Escolas Municipais. “Foi uma promessa de campanha elevar o nível da educação de nossas crianças, por isso estamos aqui para fazer a entrega oficial dos novos bebedouros, uma reivindicação antiga de vocês. A determinação do prefeito é que tenhamos uma água de qualidade para nossos alunos”, frisou Altair Marinho.
“Nós nos sentimos felizes de participar dessa gestão, que tem tanto cuidado com a Educação de nossos jovens e crianças. Vocês, diretores e diretoras, são a prova viva do empenho do prefeito Mão Santa para entregar uma educação de qualidade para nossos alunos.”, disse.
Diretoras de escolas do município presentes a solenidade
Escolas Contempladas nesta terça-feira (26)
Escola de Educação Infantil Tia Ataíde – Escola de Ensino Fundamental Godofredo de Miranda – Escola Infantil Evangelina Rosa – Escola de Educação Infantil Professora Neném Barros – Escola de Ensino Fundamental Antônio Sampaio – Escola de Educação Infantil Zilda Arms – Escola de Ensino Fundamental Fontes Ibiapina – Escola de Ensino Fundamental Recreação Boa Esperança – Escola de Ensino Fundamental Dr. Lauro Correia – Escola de Educação Infantil Eliana França – Escola de Ensino Fundamental Professor José Rodrigues e Silva – Escola de Educação Infantil Tia Erinelda – Escola de Educação Infantil Lozinha Bezerra - Escola de Educação Infantil Domingos Rubem Uchôa – Escola de Ensino Fundamental Hennete Soter Castelo Branco – Escola de Educação Fundamental Comendador Cortês – Escola de Ensino Fundamental Professora Maria do Amparo – Escola de Ensino Fundamental Roland Jacob – Escola de Educação Infantil Tia Nympha – Escola de Ensino Fundamental Renato Castelo Branco – Escola de Educação Infantil Dr. Valdir Edson – Escola de Ensino Infantil São José e Escola de Ensino Fundamental José Alexandre.
O deputado federal Paes Landim (PTB) reagiu com veemência ao anúncio da construção pelo governo do Estado de um aeroporto na cidade de Cajueiro da Praia, onde se localiza a praia de Barra Grande, no litoral do Piauí. Landim fez críticas diretas à péssima estrutura do aeroporto de Parnaíba, onde não tem apoio sequer para servir o cafezinho aos passageiros.
A crítica do deputado federal Paes Landim foi feita em discurso na Câmara dos deputados, na última segunda feira, a partir da leitura de informações na coluna do jornalista Arimateia Azevedo, Portal AZ e em O DIA.
“Li e fiquei muito preocupado com uma matéria de Arimateia Azevedo de que o governador quer construir um aeroporto em Barra Grande, próximo de Parnaíba. A minha preocupação é que o governador primeiro implemente o turismo na Parnaíba e em São Raimundo Nonato. Temos um voo semanal que a Azul, essa grande companhia, fazia entre Viracopos— Recife—Parnaíba, agora faz diretamente Viracopos—Parnaíba—Teresina, e tive oportunidade de viajar 3 ou 4 vezes nesse trajeto, e constatei que o aeroporto não tem como servir um cafezinho, não tem ar condicionado. É um prédio, no meu entender, mal feito, porque, aquela é uma cidade cheia de ventos, e o prédio não dá oportunidade de se ter ar limpo, fresco. O prédio podia ser até um ponto turístico da cidade, com, quem sabe, sala para cinema, sala para restaurante, livraria, etc, etc”, disse Landim.
O deputado federal acha inviável se construir um aeroporto que, nas informações de Arimatéia Azevedo, estaria distante apenas 40 quilometros, em linha reta, do de Parnaíba.
“Barra Grande, não tem água, não tem internet, não tem energia elétrica, são prioridades, coisas essenciais. Temos aeroporto ali em Jericoacoara, a 200 quilômetros da Parnaíba, o nosso aeroporto da Parnaíba é que deveria ser o aeroporto de Jericoacoara, houve uma falha nossa, em não lutarmos por isso. Jericoacoara tem praticamente quatro voos semanais para o sul do País”, completa Paes Landim.
Leia abaixo o discurso na íntegra
"O SR. PAES LANDIM (Bloco/PTB-PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, subo a esta tribuna para fazer um registro, que já fiz aqui anteriormente, sobre o Sr. José Ricardo Botelho, Presidente da ANAC e a sua equipe.
Fiquei muito impressionado com o seu conhecimento sobre o Nordeste brasileiro, especialmente com a rota das emoções, do Museu do Homem Americano, enfim sobre as belezas do nosso nordeste.
Ontem, à tarde, ouvi um colega fazer referências à ANAC. O certo é que eu nunca vi alguém na história da ANAC tão apaixonado pela aviação civil como instrumento popular do turismo nacional. Conhecedor profundo do Brasil e das suas possibilidades turísticas, ele é um dos grandes quadros da Polícia Federal, cujos concursos, que tem, realmente, na sua tradição, o condão de recrutar pessoa com mais alto nível cultural, jurídico, não só por causa do seu rigor, mas também os cursos obrigatórios na sua Academia Nacional de Polícia, cuja qualidade é reconhecida em todo o País. Além de ter uma invejável bagagem cultural de autodidata.
Há pouco tempo tive a liberdade de convidar o Governador Wellington Dias e a bancada do Piauí para visitarmos a ANAC, Sr. Presidente, onde discutimos formas de implementação das suas politicas a nossa região, e a minha preocupação foi o efetivo funcionamento do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, no Piauí.
Discutimos, na oportunidade, problemas de infraestrutura no Aeroporto de Parnaíba, custos operacionais do setor e a necessidade de se incentivar o surgimento de novas empresas brasileiras por meio da abertura ao capital estrangeiro, a matéria precisa ser aprovada imediatamente por esta Casa, a fim de sacudir a aviação brasileira e impactar mais ainda o crescimento nacional.
Sr. Presidente, li e fiquei muito preocupado com uma matéria de Arimateia Azevedo, no conhecido Portal AZ, em que ele escreve diariamente no jornal O Dia, de que o Governador quer construir um aeroporto em Barra Grande, próximo de Parnaíba. A minha preocupação é que o Governador primeiro implemente o turismo na Parnaíba e em São Raimundo Nonato. Temos um voo semanal que a Azul, essa grande companhia, fazia entre Viracopos— Recife—Parnaíba, agora faz diretamente Viracopos—Parnaíba—Teresina, e tive oportunidade de viajar 3 ou 4 vezes nesse trajeto, e constatei que o aeroporto não tem como servir um cafezinho, não tem ar condicionado. É um prédio, no meu entender, mal feito, porque, aquela é uma cidade cheia de ventos, e o prédio não dá oportunidade de se ter ar limpo, fresco. O prédio podia ser até um ponto turístico da cidade, com, quem sabe, sala para cinema, sala para restaurante, livraria, etc, etc. Na hora que a INFRAERO deixar de tomar conta do aeroporto através de um contrato com o Estado, eu tenho certeza que iniciativas desse porte vão surgir para o aeroporto de Parnaíba. Agora, Barra Grande, não tem água, não tem internet, não tem energia elétrica, são prioridades, coisas essenciais. Temos aeroporto ali em Jericoacoara, a 200 quilômetros da Parnaíba, o nosso aeroporto da Parnaíba é que deveria ser o aeroporto de Jericoacoara, houve uma falha nossa, em não lutarmos por isso. Jericoacoara tem praticamente 4 voos semanais para o sul do País. Aliás, era o próprio sonho do Governador Cid Gomes, apaixonado por Parnaíba, que Parnaíba fosse o aeroporto em todo o Meio Norte, mas o sonho de Cid Gomes, não se concretizou.
O certo é que não é justo que Barra Grande, rigorosamente uma praia ecológica, — que nem devia ter asfalto até lá, como aconteceu em Jericoacoara, para ser uma praia realmente ecológica — no meu entender, deveria ser rigorosamente ecológica, e não para mera diversão, para bebedeira etc, etc, não sei se ela precisa de aeroporto neste momento.
O certo, Sr. Presidente, é que o crescimento do turismo no meu Piauí, assim como em todo nosso País passa, necessariamente, pelo incremento do modal aéreo regional.
Preciso registrar nos Anais desta Casa a visão estratégica da ANAC, visando à promoção da concorrência, ao incremento da segurança operacional, enfim, medidas que me tranquilizaram e me deixaram mais otimista com relação ao futuro da aviação civil, que é um inegável vetor de crescimento econômico do nosso País.
Portanto, Sr. Presidente, eu gostaria de saudar nesta tarde todo o corpo técnico da Agência de Avião Civil do meu País e suas assessorias, na figura de seu Presidente, Jose Ricardo Botelho, e dizer aos meus nobres pares que, quando tiverem sugestões ou dúvidas quando o assunto for aviação civil, não deixem de procurar a ANAC. Da mesma forma, quando quiserem fazer críticas, procurem igualmente a agencia, porque estão abertos a isso. As críticas, quando construtivas, enriquecem, ajudam no aperfeiçoamento dos processos, melhoram a relação entre o público e privado. A primeira vez que fui à Agência, fui como crítico. Hoje sou um apoiador incondicional da ANAC, não porque fui tratado com imenso respeito e atenção em todas às vezes que lá estive, mas por perceber que, naquela Agência, há homens e mulheres capacitados e apaixonados pela aviação e que tudo fazem para o crescimento vertiginoso desse setor em nosso País.
Dois recibos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comprovar o pagamento de aluguel de um apartamento alvo de investigação da Operação Lava Jato trazem datas que não existem no calendário. Em um deles, consta que a quitação era referente ao aluguel vencido no dia 31 de junho de 2014, e o outro no dia 31 de novembro de 2015.
Os documentos foram apresentados por Lula após questionamentos do juiz Sérgio Moro, que perguntou ao petista se ele tinha alguma comprovação de que tinha feito os pagamentos ao dono do imóvel, Glaucos da Costamarques, parente do pecuarista José Carlos Bumlai.
Lula responde a um processo em que é acusado de receber propina da Odebrecht. Segundo a denúncia, Glaucos da Costamarques comprou o imóvel com dinheiro da empreiteira. O objetivo seria entregar o apartamento a Lula, que alugava o imóvel desde que assumiu a Presidência da República, para abrigar os seguranças que fazem a escolta pessoal dele. O parente de Bumlai, conforme o Ministério Público Federal (MPF) teria agido como laranja.
Recibo anexado pela defesa do ex-presidente Lula cita 31 de novembro de 2015 (Foto: Reprodução)
Além das datas inexistentes, há outra incongruência nos recibos apresentados pela defesa do ex-presidente. Embora o recibo trate do pagamento no dia 31 de junho, com pagamento no dia 5 de agosto, há outro comprovante de pagamento que seria também referente mesmo mês, cuja quitação foi realizada no dia 7 de julho de 2014.