A reportagem do O Olho teve acesso ao Cadastro de Reclamações Fundamentada do Procon Piauí com as empresas que mais receberam reclamações dos consumidores piauienses no ano passado. A líder de queixas de clientes é a empresa de telefonia celular Claro S.A, responsável por 145 atendimento no órgão, 56 deles por cobrança abusiva e 18 por venda de publicidade enganosa.
Logo atrás da Claro, vem a Sky, empresa de televisão por assinatura, respectivamente com 107 reclamações, 41 cobranças abusivas, 16 de não cumprimento de oferta, 14 vício de qualidade.
Na terceira posição vem a Companhia Energética do Piauí – Cepisa, que só em 2015 recebeu 105 notificações do Procon, sendo 52 por cobrança indevida, 26 termos de ocorrência de irregularidade, 10 por não cumprimento de serviço solicitado.
Em quarto lugar aparece a Oi Fixo, com 95 reclamações, 39 de cobrança abusiva, 11 de orçamento impreciso, 8 de serviços de instalação não cumprido.
A Tim Celular S.A figura na quinta colocação com 132 reclamações de cobrança abusiva e recusa injustificada em prestar serviço.
A lista de reclamações fundamentadas geram processos administrativos se o consumidor não firmar acordo com a empresa.
PROCON QUER MULTAR
Segundo o coordenador geral do Procon-PI, Nivaldo Ribeiro, as empresas de telefonia sempre estão encabeçando a lista dos dados referentes às reclamações fundamentadas. Segundo ele, se não for feito algo para melhorar atendimento ao consumidor, serão tomadas medidas mais duras em relação às empresas.
“Nós estamos com a política de mudar. Estamos nos preparando para fazer procedimento coletivo para apurar e inclusive multar. Para saber porque eles estão fazendo assim todo ano e não procurando melhorar. Estamos inclusive nos preparando para isso. Todo ano as telefonia são as campeãs, não está havendo melhora e o consumidor é quem sai prejudicado. Estamos fazendo esse trabalho de forma coletiva, pois essas demandas aí são individuais”, disse. fonte; o olho