O deputado Heráclito Fortes (PSB/PI) será o novo Ouvidor da Câmara dos Deputados, convite que partiu do próprio presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ). À frende da Ouvidoria da Câmara, Heráclito assumirá um órgão que foi criado em 2001 e que, desde então, instituiu-se como um órgão de interação com a sociedade, possibilitando o monitoramento dos atos da administração pública e do processo legislativo.
“Para mim, é um novo desafio e também uma honra assumir tal função, que me permitirá essa aproximação ainda maior com a sociedade, estabelecendo uma relação de confiança entre a Casa e os cidadãos”, disse o deputado.
Heráclito Fortes é o único parlamentar piauiense a ser eleito por 13 vezes como um dos 100 políticos mais atuantes do Congresso Nacional pelo DIAP-Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Nesta edição de 2016, Heráclito se destacou pela capacidade de conduzir debates.
Vida política
Heráclito Fortes está em seu sexto mandato como deputado federal, tendo sido também prefeito de Teresina (1989-1992) e senador da República (2003-2011). Já ocupou a Terceira Secretaria da Câmara e, por duas vezes, a vice-presidência, nas gestões de Michel Temer. Também foi líder do governo Fernando Henrique Cardoso no Congresso. No Senado, foi inicialmente 3º Secretário da Mesa Diretora no biênio 2003-2005. Também presidiu a Comissão de Infraestrutura nos dois anos seguintes e a de Relações Exteriores e Defesa Nacional entre 2008 e 2009, quando assumiu a Primeira Secretaria da Casa. Nesta condição, conduziu uma das mais profundas reformas por que o Senado passou, implementando novos padrões de conduta, modernização e transparência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário