domingo, 7 de maio de 2017

5 alimentos que não devem ser requentados

 costume de requentar alimentos é bem comum na nossa cultura. Afinal, quem tem tempo e disposição para cozinhar todos os dias? Mas é importante ressaltar que existem alguns tipos de alimentos que podem causar problemas a nossa saúde. O Minha Vida conversou com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Ana Paula Gonçalves, e ela disse quais alimentos devemos evitar esquentar depois de prontos. Vale lembrar que isso não significa que esses alimentos precisem ser jogados fora. Uma boa forma de de consumi-los é reaproveitá-los como ingredientes em outras receitas.

Carnes e frangos:
Reaquecer frango no micro-ondas não é boa ideia porque contém mais proteínas que carnes vermelhas. Quando são reaquecidas, as proteínas são decompostas de uma forma diferente e isso pode provocar dores de estômago.
Cogumelos:
Esses alimentos podem estragar com facilidade caso não sejam guardados corretamente. Se voltar a aquecê-los, pode ficar com dores de estômago ou até ficar doente.
Espinafre:
O European Food Information Council desaconselha as pessoas a voltarem a aquecer os espinafres. Isto porque tanto os espinafres têm elevados níveis de nitrato. O problema surge quando os nitratos são convertidos em nitritos e estes, por sua vez, em nitrosaminas.Isto pode afetar a capacidade da corrente sanguínea de transportar oxigênio. A situação complica-se no caso das crianças, uma vez que pode provocar problemas no coração dos bebês. Como evitar o desperdício: O espinafre cozido que sobrou pode ser usado para fazer um delicioso patê de espinafre.
Agrião
O agrião é um vegetal que ajuda na redução da pressão arterial. Mas quando é requentado, por conter elevados níveis de nitrato pode afetar a capacidade de transporte de oxigênio pela corrente sanguínea. Por isso, o ideal é consumí-lo in natura.
Nabo
Esse é um dos ingredientes mais comuns de sopas e carnes. Mas por conter alta concentração de nitratos também não é aconselhável que seja aquecido novamente depois de pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário