sábado, 17 de fevereiro de 2018

Projeto de Lei que proíbe embutidos na composição da merenda escolar é aprovado na Câmara Municipal de Parnaíba




Na última quinta-feira (08) de Fevereiro, o vereador Daniel Jackson apresentou Projeto de Lei nº 4.276/2018, que “Proíbe a oferta de “embutidos” na composição de merendas de escolas e creches da Rede Pública Municipal”, e dá outras providências.
O Projeto de Lei foi Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal seguindo agora para a sanção do Prefeito de Parnaíba.
Com a aprovação do projeto e consequente sanção do prefeito municipal, fica vedado a oferta de produtos de origem animal do tipo “embutidos” no cardápio da merenda de escolas e creches da rede pública municipal.
Entende-se como “embutidos”, os alimentos produzidos pelo enchimento de tripas de animais ou artificiais (feita com colágenos), com recheio a base de carne, vísceras, gordura, sangue, especiarias e outros ingredientes como conservantes, aromatizantes, etc. Entre os produtos mais comercializados estão salsichas, linguiças, salames, mortadelas e chouriços, podendo ser defumados ou não.
A proibição se estende ao comércio de lanches e refeições no interior das escolas e creches e também ao que for servido em festividades e eventos organizados nas instalações das escolas e creches que sirvam refeições aos alunos.
“Embutidos são produtos que estão ganhando o mercado por facilitar a vida de quem não tem tempo para cozinhar, que trazem danos à saúde. Estudos relataram que substâncias como corantes, conservantes, sobrecarregam fígado e estão diretamente ligada a piora de quadros de enxaqueca e gastrite já que muitas das substâncias dos embutidos irritam a mucosa do estômago. Importante salientar que esses alimentos estão relacionados com a obesidade. Desta forma, recomenda-se evitar consumo de embutidos pois não trazem benefícios à saúde, além de desencadear doenças”, destacou o vereador em sua defesa do Projeto.
Aparteado por outros vereadores, todos parabenizaram o Projeto de Lei, e destacaram a importância na qualidade da merenda escolar servida em instituições de ensino do município.

fonte: site www.vereadordanieljackson.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário