sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

8 dicas para escolher a mochila das crianças na volta às aulas


Todos os anos, quando as crianças se preparam para voltar à escola, volta também uma conhecida preocupação dos pais: o peso das mochilas. Acredite ou não, o peso das mochilas infantis pode ter um impacto importante na saúde de corpos em crescimento e no desenvolvimento das crianças no presente e no futuro. 
Não é incomum ver crianças indo para a escola com as costas curvadas para frente para equilibrar uma mochila infantil pesada ou grande demais. Transportar cargas tão pesadas a longo prazo pode causar problemas ao sistema musculoesquelético dos pequenos e resultar em dores nas costas, entre outras coisas. 
Por exemplo: algumas crianças podem condicionar seus corpos a se inclinarem para a frente, arquearem as costas ou inclinar-se para o lado. Esse tipo de estresse físico também pode alterar a postura e o caminhar das crianças.
Como evitar danos à saúde das crianças com tantos livros cada vez mais pesados? O ideal seria que seu filho usasse uma mochila com rodinhas ou que tivesse um carrinho para levá-la, mas as crianças costumam não ser muito fãs do estilo.
Para ajudar seu filho a escolher uma mochila do tamanho correto e que se adapte ao seu corpo, siga estas dicas:
1. Faça as contas 
Segundo especialistas, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança. Por exemplo, se o seu filho pesa 40kg, a mochila não deve ter mais de 4kg. Fique de olho nos sinais corporais: se seu filho se inclina para frente ou para os lados pode ser sinal de excesso de peso. 
2. Distribuição de peso
Depois de definir o peso correto da mochila do seu filho, verifique se ele está distribuído de maneira uniforme. Sempre coloque os itens pesados na parte inferior para garantir que a carga mais pesada seja carregada para baixo e mais próxima da área central do corpo do seu filho. Certifique-se também de que a mochila tenha alças acolchoadas.
3. Ajuste
Ajuste sempre as alças e correias de modo a que a mochila fique perto do corpo mas tenha cuidado para que não estejam apertadas a ponto de puxar os ombros para trás.
4. Use as duas alças
Carregar a mochila sobre um dos ombros força outros músculos das costas a compensar a distribuição de peso irregular, fazendo com que a coluna se incline para o lado oposto. Com o tempo, este desequilíbrio muscular causará tensão muscular e dor nas costas. Os músculos do pescoço também podem ser afetados, o que muitas vezes leva a um aumento da dor no pescoço e dores de cabeça.
5. Posição
A regra diz a parte inferior da mochila deve estar entre 2 e 3 centímetros acima da cintura, enquanto a parte superior da mochila deve estar abaixo do pescoço. Selecione uma mochila infantil com compartimentos para garantir uma melhor organização que permitirá que seu filho elimine itens desnecessários. Mas cuidado para não encher todos os compartimentos e extrapolar o peso. 
6. Monitore a desordem
As crianças tendem a acumular itens em suas mochilas sem perceber. Faça uma limpeza semanal e jogue fora itens que não são mais necessários.
7. Segurança
Coloque itens pontiagudos ou de formato irregular na parte da frente da mochila para evitar o contato direto com as costas do seu filho.
8. Força nas pernas
Ensine seu filho a levantar a mochila usando os músculos da perna e para que evite dobrar as costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário