quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Estádios piauienses não passam em avaliação nacional;situação é crítica

O Ministério do Esporte lançou nesta quinta-feira, em São Paulo, o SistemaBrasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), que propõe a melhoria em conforto, segurança, acessibilidade e condições sanitárias e de higiene dos estádios do país. Numa primeira etapa, 155 estádios foram vistoriados e ganharam classificações com “bolas”, uma espécie de “estrela” como acontece com hotéis. Os estádios podem receber de “uma a cinco bolas".
Todos os estádios que participaram da Copa do Mundo de 2014 - à exceção da Arena Pantanal, com quatro bolas – receberam cinco bolas: Maracanã, Arena Corinthians, Mineirão, Mané Garrincha, Fonte Nova, Castelão, Beira-Rio, Arena Pernambuco, Arena da Baixada, Arena das Dunas e Arena da Amazônia. Dos 155 locais avaliados, 13 deles ganharam cinco bolas, três com quatro bolas, outros 51 com três bolas, 59 com apenas duas bolas e 29 com uma bola.
Na lista, o estádio Governador Alberto Silva (Albertão), em Teresina-PI, foi classificado com apenas duas 'bolas'. O local há muito tempo que necessita de uma grande reforma, mas todos os anos, o que se faz, são pequenos reparos, que nos final das contas, sempre deixam a desejar, tanto para os jogadores e demais profissionais que participam das transmissões quanto para os torcedores.
Os outros três estádios no Piauí que foram avaliados são: Helvídio Nunes, em Picos, o Lindolfo Monteiro, em Teresina, e o Mão Santa, hoje denominado de (Pedro Alelaf) em Parnaíba. Todos eles conseguiram apenas uma 'bola' na avaliação.
estadio6.jpg
estadio7.jpg
O ministro do esporte George Hilton ressaltou a importância da medida para atender ao torcedor.
- Isso inaugura um novo momento no futebol brasileiro, que iniciamos com o refinanciamento da dívida dos clubes. Agora estamos num segundo momento. A gente quer que os clubes tenham a responsabilidade de fazer com que essas arenas, esses campos, estejam em condições para o torcedor. A estrela da vez passa a ser o torcedor, que ganha porque haverá qualidade. Os dirigentes dessas arenas e estádios terão cada vez mais que se aperfeiçoar oferecendo para o torcedor que vai estádio conforto, segurança e esses (demais) critérios.
Outros dois estádios que receberam cinco bolas foram a Arena do Grêmio, inaugurada em 2012, e a Arena do Palmeiras, inaugurada no ano passado. O Morumbi foi classificado com quatro bolas, assim como o estádio de Pituaçu, em Salvador. Pacaembu e Vila Belmiro foram classificados com três bolas. A cada três anos os estádios passarão por uma nova avaliação. A nova etapa do Sisbrace, que deve ter início ainda neste ano, irá classificar outros 140 locais.
Confira, detalhadamente, os itens avaliados pelo Sisbrace
Segurança: inclui os aspectos de engenharia relativos ao sistema estrutural, de coberturas, de instalações sanitárias e elétricas, equipamentos e máquinas em geral, além de segurança pública e prevenção de incêndio e pânico.
Conforto e acessibilidade: trata aspectos como conforto térmico, acústico, de iluminação e serviços, infraestrutura e visual, além de itens como orientação espacial, comunicação, deslocamento e utilização do espaço e dos seus acessos no que diz respeito às pessoas com deficiência (PCD), pessoas com mobilidade reduzida (PMR), obesos e idosos. São todos os itens que envolvem a circulação externa e interna do público, acesso ao estacionamento, rotas acessíveis, áreas de permanência, instalações sanitárias e condições de acessibilidade ao campo.
Vigilância Sanitária: avalia os serviços de alimentação, infraestrutura das instalações sanitárias e de saúde, de acordo com as normas vigentes.
VEJA ABAIXO A AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DOS QUATRO ESTÁDIOS NO PIAUÍ
estadio1.jpg
estadio2.jpg
estadio3.jpg
estadio-4.jpg
CONFIRA, EM ORDEM ALFABÉTICA, A AVALIAÇÃO DE CADA UM DOS 155 ESTÁDIOS
w234.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário