O corpo humano manda sinais de quando ele não está funcionando de maneira adequada. Um soluço, um ronco são alguns desses exemplos. Pensando nisso listamos alguns barulhos que podem ser um alerta de perigo. Confira:
1. Barulho interno ao dormir e acordar
Pode não ser nada, mas pode ser o que é chamado de “síndrome da cabeça explosiva”. O distúrbio (sim, é um distúrbio) que não tem causas definidas ainda, mas que faz com que a pessoa ouça estrondos ao dormir ou acordar. Conforme especialistas, em longo prazo, a síndrome pode causar depressão e até mesmo síndrome do pânico.
2. Ronco
A saúde de quem ronca também pode estar em risco, especialmente se você amanhece suando, ofegante e mais exausto do que quando acordou. Conforme especialistas, estes podem ser sinais de apneia do sono, que dificulta o fluxo de ar e pode aumentar os riscos de desenvolver diabetes e até mesmo um AVC, em longo prazo.
3. Ronco no estômago
Se o ronco no estômago vier acompanhado de inchaço, dores e contrações, pode ser que você esteja sofrendo com obstruções no estômago.
4. Apito no nariz
Pode ser apenas um barulho bobo, mas se ele aparecer depois de um machucado ou de um acidente, por exemplo, é preciso ver um médico. Isso porque pode ser sinal de perfuração do septo.
5. Estalos no joelho
Estalos na articulação do joelho, acompanhado de dores, inchaço ou rigidez podem ser sinal de um possível rompimento do menisco, bem como artrite ou tendões danificados. Estes mesmo sintomas em outras articulações do corpo também são igualmente preocupantes.
6. Estalos na mandíbula
Você sabe que não deve fazer barulhos o movimento de abrir e fechar a boca, não é mesmo? Se, no entanto, esse tipo de ruído for normal para você, pode ser um sinal de estresse na região e que você está rangendo os dentes durante o sono. Se você fizer isso por um tempo prolongado pode deteriorar suas articulações e provocar dores, obviamente.
7. Zumbido nos ouvidos
Se você ficou exposto a ruídos altos durante um tempo, é normal que sua audição sofra um pouco e que você acabe ouvindo zunidos por algumas horas. No entanto, se isso não aconteceu e se você fica ouvindo zunidos constantes e afeta um dos ouvidos apenas, pode ser que você esteja com algum tipo de infecção. Mais uma vez, é melhor procurar um médico.
8. Tosse com chiado
Se você percebe um som agudo acompanhando a tosse, cuidado, este pode ser um quadro de inflamação nas vias aéreas ou até mesmo os indícios de um ataque de asma. Aliás, qualquer tosse que permaneça por mais de quatro dias pode ser problema mais sério, até mesmo um sinal de ataque cardíaco; e um médico precisa ser procurado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário