os casos de suspeita de febre amarela no Piauí aumentaram para três, todos em Parnaíba (345 km de Teresina). O supervisor de Endemias da Vigilância Ambiental de Parnaíba, Vitor Dourado, afirmou que os casos notificados são o de uma garota de nove anos de idade, que estava com o pai, ambos vindos do Pará, Estado onde há casos da doença, e que foi transferida para tratamento médico em Teresina; o de um caminhoneiro idoso que viajou para o Pará e voltou para sua residência, no bairro Boa Esperança; e a terceira pessoa com os sintomas da febre amarela mora no bairro São José, em Parnaíba.
Os dados e a investigação epidemiológica do terceiro caso de febre amarela estão sendo realizados por uma equipe da Vigilância Ambiental de Parnaíba. No bairro Bebedouro, onde foi notificado o primeiro caso de febre amarela do Piauí, 40 agentes da Vigilância Ambiental visitaram 1.126 imóveis. O secretário municipal de Saúde de Parnaíba, Valdir Aragão, divulgou, em nota para os veículos de comunicação que as vacinas contra febre amarela estão disponíveis nos mais de 40 postos de saúde da cidade.
Segundo ele, a vacina é obrigatória apenas para crianças de nove meses a quatro anos de idade e para aquelas pessoas que estão se deslocando para áreas de risco. “Não há motivo para pânico, pois os dois casos investigados até o momento pela Secretaria Municipal de Saúde foram importados e o terceiro caso, a secretaria está apurando”, diz a nota do secretário Valdir Aragão.
Agentes da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Parnaíba visitaram as residências localizando as pessoas que não estão com a vacinação contra a febre amarela em dia, ou seja, que ainda não tomaram as duas doses da medicação. O gerente de imunização, Charles Lima, explicou que não se trata de uma campanha e sim de uma ampliação da oferta de vacinas.
“Muitas pessoas já tomaram as duas doses e estão imunizadas para o resto da vida. Essa medicação é para aqueles que fizeram apenas a primeira aplicação. Está sendo feito um controle específico e a vacina está disponível nos postos para a faixa etária de 9 meses a 56 anos. É importante levar o cartão porque, na verdade, a maioria das pessoas já está imunizada”, disse Lima. Para quem desejar ficar com a vacina em dia, basta ir a um posto de saúde com o cartão de vacinação e solicitar a aplicação.
Charles Lima afirmou também que o caso suspeito de febre amarela em Parnaíba não foi confirmado, pois a amostra da criança que estaria infectada foi encaminhada para um diagnóstico mais completo em um laboratório no Pará, referência nesse tipo de análise. No bairro Bebedouro onde a criança se hospedou, já foi feita uma barreira química com dois ciclos de borrifação e a entrada dos agentes nas casas com a procura minuciosa para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti silvestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário