quinta-feira, 12 de abril de 2018

Governo do Estado afirma que não há mais risco da Barragem do Bezerro romper




O Governo do Piauí divulgou na tarde desta quarta-feira (11/04) que o vazamento na Barragem do Bezerro, município de José de Freitas, foi controlado e que não há mais risco de rompimento. Desde domingo (0804) a cidade está em alerta, centenas de pessoas foram retiradas de áreas de riscos e estão abrigadas em escolas ou casa de familiares.
Apesar da divulgação que não há risco de rompimento, as famílias não devem voltar para as áreas de risco e isso só deve acontecer após outras avaliações sobre os danos causados a estrutura da barragem, que desde domingo teve seu volume hídrico diminuído através de sangradouros que deram vazão de água.


Segundo o Governo, foi realizada uma vistoria técnica pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), órgão responsável pela Barragem do Bezerro, e informou que a infiltração identificada na parede do reservatório cessou e diminuiu a pressão sobre a estrutura. De acordo com o instituto, a sangramentagem do volume da água foi essencial para a diminuição do volume de água na represa, que chegou a cair mais de 63 cm nos últimos dias.
“A situação atual não apresenta mais o risco de rompimento, isso se deu como resultado da ação emergencial executada pelo Idepi. Vamos continuar com equipe monitorando e executando trabalhos de restauração”, garantiu o diretor do Idepi, Geraldo Magela.


O Idepi contou com a consultoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de mecânica especializada para este tipo de estrutura e um laudo técnico deverá ser concluído nesta quinta (12/04) para dar mais detalhes.

fonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário