sábado, 25 de agosto de 2018

Veja--Petista busca reeleição no Piauí aliado a 5 partidos pró-impeachment



Coligado com cinco partidos cuja maioria dos parlamentares votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT), o governador petista Wellington Diasganhou nestas eleições o apoio do artífice do afastamento da ex-presidente: o MDB de Michel Temer. Dias lidera as pesquisas de opinião no Piauí com larga diferença sobre os demais candidatos.
PUBLICIDADE
Wellington Dias (PT), Luciano Nunes (PSDB), Dr. Pessoa (Solidariedade), Elmano Férrer (Podemos), Fábio Sérvio (PSL), Lourdes de Melo (PCO), Luciane Santos (PSTU), Romualdo Sena (DC), Sueli Rodrigues (PSOL) e Valter Alencar (PSC) (Agência Senado/Divulgação/PSDB/Divulgação/Alepi/Divulgação/Jefferson Rudy/Agência Senado/Facebook/Reprodução/Youtube/Reprodução/TV Cidade Verde/Reprodução/Facebook/Reprodução)
Em 2014, ele bateu o candidato emedebista, José Filho, ainda no primeiro turno, com 63% dos votos (Filho, segundo colocado, teve 33%). Neste ano, o petista agregou à sua campanha, além do MDB, outras quatro legendas que votaram em maioria para destituir a ex-presidente: PP, PTB, PR e PSD. Em sua coligação, apenas PCdoB e PDT mantiveram-se, majoritariamente, fiéis ao PT na defesa de Dilma.
O apoio a Wellington Dias pelo PP, partido da vice de Geraldo Alckmin (PSDB) na corrida presidencial, Ana Amélia, foi definido pelo próprio presidente da sigla, o senador Ciro Nogueira, que concorre à reeleição no Piauí. Em 2014, os dois partidos já estavam coligados no estado. Nogueira já afirmou publicamente que votará em Lula caso a candidatura do ex-presidente seja autorizada pela Justiça.
O atual governador tem 47% das intenções de voto, segundo levantamento do Ibope divulgado em 21 de agosto. Em seguida, aparecem Dr. Pessoa (Solidariedade), com 13%, e Luciano Nunes (PSDB) e Elmano Férrer (Podemos), com 6% cada um. Fábio Sérvio (PSL) e Valter Alencar (PSC) marcaram 2%, cada um, e Luciane Santos (PSTU) e Sueli Rodrigues (PSOL), 1%, cada uma. Maria de Lourdes (PCO) e Romualdo Seno (DC) não foram citados. Brancos e nulos somam 13%; 9% não souberam ou não responderam.

Segurança nas eleições

Nestas eleições, o Piauí terá a presença da Força Nacional em quase metade de seus municípios para garantir a segurança durante as eleições. A Justiça eleitoral autorizou o envio das tropas públicas para 114 cidades do estado (de um total de 224), atendendo a pedido de juízes das zonas eleitorais. A decisão ocorre devido à falta de policiamento nessas localidades.
Pesquisa Ibope, divulgada em 21 de agostoWellington Dias (PT) – 47%
Dr. Pessoa (Solidariedade) – 13%
Elmano Férrer (Podemos) – 6%
Luciano Nunes (PSDB) – 6%
Fábio Sérvio (PSL) – 2%
Valter Alencar (PSC) – 2%
Luciane Santos (PSTU) – 1%
Sueli Rodrigues (PSOL) – 1%
Branco/nulo – 13%
Não sabe/não respondeu – 9%
Pesquisa: PI-04617/2018. Realizada entre 15 e 21 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais e a margem de confiança, de 95%.
Conheça os candidatos ao governo do Piauí:
Dr. Pessoa (Solidariedade), médico
Vice: Vanessa Tapety (PTC)
Coligação: Solidariedade, PMN, PRB, PPL, PTC
Elmano Férrer (Podemos), senador
Vice: Luiz Ayrton (PV)
Coligação: Podemos, Avante, Patriotas, Rede, PPS, PV, PRP, PHS
Fábio Sérvio (PSL), empresário e jornalista
Vice: Carlos Pinho (Pros)
Lourdes de Melo (PCO), professora
Vice: Cloves José dos Santos (PCO)
Luciane Santos (PSTU), professora
Vice: Tiberio Cesar (PSTU)
Luciano Nunes (PSDB), advogado e deputado estadual
Vice: Cassandra Nunes (DEM)
Coligação: PSDB, PSB, DEM
Romualdo Sena (DC), advogado e professor
Vice: Marcio Luiz (DC)
Sueli Rodrigues (PSOL), advogada e professora
Vice: Chiquinho da Luta (PSOL)
Coligação: PSOL, PCB
Valter Alencar (PSC), ex-juiz do TRE
Vice: Raimundo Filho (PSC)
Wellington Dias (PT), governador do Piauí
Vice: Regina Sousa (PT)
Coligação: PT, MDB, PP, PTB, PCdoB, PR, PDT, PSD
Fonte :revista veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário