sábado, 31 de outubro de 2015

Políticos recordam a vida política de Lucídio Portella

Políticos piauieneses lamentaram a morte do ex-governador e ex-senador Lucídio Portella, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (30) em Teresina. O senador  Ciro Nogueira desembarca em Teresina às 1h da madrugada, deste sábado, para acompanhar o velório e enterro do senador Lucídio Portela, seu sogro. Ciro estava no Rio de Janeiro, acompanhando o prefeito de Teresina Firmino Filho em uma visita a equipamentos esportivos a convite do prefeito Eduardo Paes. 
"O ex-governador e ex-senador Lucídio Portella Nunes era um dos homens mais íntegros que conheci na vida”, a frase é do senador Ciro Nogueira que é casado com a deputada federal Iracema Portella.
Outra qualidade lembrada por Ciro Nogueira era que Lucídio Portella era um políticos mais sérios que Nogueira já conheceu. Nos meios políticos o Lucídio Portella era conhecido como “Lucidão” por causa do seu jeito de fazer o política em seu governo aconteceram fatos marcante como a vista do papa João Paulo II Piauí em 1980  e a instalação da Fábrica da Cervejaria Antarctica no Estado no início da década de 1980.
Quando era governador do Estado Lucídio Portella protagonizou uma das mais folclóricas disputas políticas com então Governador Alberto Silva que anos depois estavam juntos  no mesmo palanque.
Para o ex-governador e senador Freitas Neto, que foi secretário de Governo de Lucídio, o Piauí perdeu um dos políticos mais éticos e sérios do Estado. “Em sua administração não se ouvia falar em corrupção e era sempre um batalhador pelo Piauí”.
Freitas lembrou que Lucidio Portella, em seu Governo,  levou o abastecimento de água para todo o Piauí que na época tinha 114 municípios, para Freitas o  governador agiu como médico. “Outro fato marcante foi a luta na Sudene para a instalação de uma grande indústria, a Fábrica da Cervejaria Antarctica (hoje Ambev)”. Na politica Freitas disse que Lucídio sempre foi autêntico e sincero com aliados e adversários.
O deputado estadual Júlio Arcoverde (PP-PI) disse que no momento é muito falar de Lucídio Portella por dois motivos: pelo homem público e a pessoa, seu padrinho de batismo. Ele lembrou que o ex-governador foi um dos gestores que mais construiu conjuntos habitacionais no estado, como o Mocambinho, na zona Norte de Teresina. 
Júlio Arcoverde classificou Lucídio Portella como um homem muito sério, muito honesto e que sempre trabalhou pelo desenvolvimento do Piauí. O parlamentar afirmou que foi gratificante vê-lo continuar as ações políticas iniciadas na gestão de Dirceu Arcoverde, seu pai.
Para Júlio Arcoverde, o legado de Portella é de seriedade e trabalho, refletido também no crescimento do Partido Progressista, fundado e comandado por Lucídio no Piauí durante muitos anos. 
Além do luto da família, o deputado e vice-presidente do River Atlético Clube informou que pedirá que seja registrado um minuto de silêncio na partida do time piauiense com o Ypiranga (RS), neste sábado, em Erechim (RS), pela Série D do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário