Lembra daquela campanha de marketing que o YouTube fez em 2014 tendo como protagonistas os youtubers do Porta dos Fundos, do Manual do Mundo e a Camila Coelho, do canal de maquiagem de mesmo nome? Ao menos se você mora (ou morava) em São Paulo, difícil não recordar, os cartazes pareciam estar em “todos os lugares”. Pois o Google, dono do popular site de vídeos, vai repetir a dose. Começa amanhã (dia 17) uma ação similar.
Desta vez, os escolhidos foram: Whindersson Nunes (mais de 8 milhões de seguidores em seu canal); Julia Tolezano, do JoutJout Prazer(quase 1 milhão); e Caio Novaes, do Ana Maria Brogui (acima de 1,5 milhão). Este blog divulga três dos cartazes que serão espalhados por pontos de ônibus, revistas, jornais, por aqueles relógios que ficam nas esquinas das ruas de São Paulo, por sites, redes sociais… ou seja, não adianta fugir, você acabará se deparando com eles.
A ação durará (é, ao menos, o plano inicial) por quatro semanas. Em conversas com executivos do Google, descobri o motivo da opção por esses três nomes.Sim, todos estão ligados a comédia – possuem elementos de humor em seus vídeos. Contudo, indo além, também representam bem o momento do YouTube no Brasil, com temas que têm crescido dentro do site (assim como, em 2014, os escolhidos retratavam a situação naquele ano).
Whindersson – em tempo, pessoalmente, elejo este como um dos canais mais engraçados da atualidade – mostra um tipo de comédia ácida, fruto de um Brasil muitas vezes pouco retratado, de “pegada” ousada, que dificilmente seria aceita na TV. No YouTube, contudo, ganhou mais de 8 milhões de fãs. Já JouJout, por trás de suas tiradas hilárias, tece uma crítica social necessária, e ampla, do país. No centro, dois temas: o feminismo e a dura transição para a vida adulta. Ana Maria Brogui, por fim, exemplifica um gênero que tem crescido no site de vídeos: a culinária amadora.
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