ULIANVALENTIN/ISTOCK
Por serem bem mais comuns entre o sexo feminino, algumas doenças podem ser consideradas exclusivamente das mulheres, mas, na verdade, também podem ser desenvolvidas por homens. A falta de informação pode atrapalhar diagnósticos e tratamentos e, por isso, ficar atento aos sinais é importante na hora de se consultar com um médico.
“Doenças de mulheres” que também afetam os homens
MONKEY BUSINESS IMAGES/SHUTTERSTOCK
Câncer de mama
Embora seja até 100 vezes menos comum nos homens do que nas mulheres, mais de 2 mil novos casos de câncer de mama masculino são diagnosticados a cada ano. Assim como no sexo feminino, as causas são relacionadas a idade, histórico familiar, obesidade e consumo excessivo de álcool e obesidade.
HAMARA/SHUTTERSTOCK
Osteoporose
Em cerca de 80% dos casos a doença é apresentada em mulheres, mas o problema que afeta a saúde dos ossos também aparece entre os homens, mas em idade mais avançada, entre os 65 e 70 anos de idade. O impacto na saúde, porém, é semelhante: aumento no risco de fraturas, dores intensas e até perda de mobilidade.
HPV
Praticamente todas as pessoas sexualmente ativas de ambos os sexos serão infectadas pelo HPV (vírus do papiloma humano), mas, entre as mulheres, o problema é mais grave por poder provocar câncer cervical. No caso dos homens, eles poderão ficar mais vulneráveis a vários outros cânceres ligados ao HPV, como o câncer de garganta, por exemplo.
Lúpus
Cerca de 90% dos pacientes que sofrem da doença autoimune são mulheres, mas o impacto do lúpus sobre a saúde masculina também é significativo. Por ser bem menos comum entre os homens, o diagnóstico pode demorar mais, já que os médicos não costumam desconfiar do problema de forma tão imediata.
RICHVINTAGE/ISTOCK
Fibromialgia
Caracterizada por um desequilíbrio de produtos químicos no cérebro, a doença ainda é bastante misteriosa e, estima-se que 90% dos casos aparece entre as mulheres. A dor crônica é sintoma principal da condição, mas outras queixas, como fadiga crônica, insônia, dores de cabeça, síndrome do intestino irritável e síndrome das pernas inquietas também estão relacionados à fibromialgia.
Anorexia
Assim como outros distúrbios alimentares, a anorexia é realmente muito mais comum entre as mulheres, mas homens também podem sofrer com o problema, mesmo quando as causas são um pouco diferentes. Entre eles, a compulsão pela perda de peso está mais relacionada a uma suposta necessidade em melhorar desempenho atlético do que apenas uma preocupação estética, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário