sexta-feira, 5 de maio de 2017

Wellington Dias muda de novo quadros do governo e Ciro Nogueira passa a mandar na Saúde

O secretário de Governo, Merlong Solano, anunciou, nesta quinta-feira (04), algumas mudanças no secretariado estadual. Novos gestores assumirão o comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Instituto de Terras (Interpi) e Instituto das Águas. Com essa mexida, o governador Wellington Dias termina resolvendo a questão da parceria PT-PP, pois, com Florentino Neto na Saúde, estará contemplando os interesses do senador Ciro Nogueira.
Ex-prefeito de Parnaíba Florentino Neto
Ex-prefeito de Parnaíba Florentino Neto
“O Governo está realocando os quadros administrativos e políticos. O secretário Francisco Costa deixará a Sesapi e irá para o Instituto das Águas, o Herbert Buenos Aires deixará o Instituto das águas e irá para o Interpi, e o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, assumirá a partir do dia 11, a gestão da Secretária de Saúde”, explicou o secretário Merlong Solano complementando também que Pedro Calisto, ex-superintendente da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (na época Ministério do Desenvolvimento Agrário), assumirá a Superintendência de Articulação e Gestão Governamental. 
De acordo com Solano, os novos gestores possuem as condições necessárias para os cargos. “O governador pega a experiência do Herbert Buenos Aires e coloca para conduzir um dos programas estratégicos do Governo que é o programa de regularização fundiária. Sabemos que muitas empresas têm restrição de investir no Piauí, em razão, da falta de credibilidade de títulos de propriedade de determinadas áreas do Estado. Nós temos uma legislação atual aprovada para regularizar tudo isso e tirar esse obstáculo. O Herbert responderá por esse setor. O Francisco Costa depois de ter sido testado como gestor da saúde tem todas as condições de enfrentar outro ponto estratégico do nosso Governo que é a gestão da nossa política de abastecimento e de esgotamento sanitário. E depois de ter gerido a segunda maior cidade do Piauí, o Florentino Neto vai dar continuidade ao trabalho de Francisco Costa na área da saúde. É importante que o Governo, além de capacidade técnica reúna, também, representatividade política”, pontuou.
Secretário Merlong Solano
Secretário Merlong Solano
Para Merlong, a forma como estão acomodados os partidos da base aliada no quadro administrativo pode garantir a governabilidade. “Sempre se corre o risco das acomodações serem exageradas, de alguém se guindar mais pelo fisiologismo, mas é preciso diminuir esse risco, ficar de olho no aspecto político para que o Governo tenha condições de governar em diálogo com a sociedade. O governador Wellington Dias, do ponto de vista político e das suas relações com a população vai muito bem. As pesquisas mostram isso com bastante clareza. Ele reúne duas qualidades muito fortes nesse sentido, ele tem a capacidade de ir ao encontro do povo e tem facilidade de diálogo com as lideranças. A gente tem dificuldade no aspecto financeiro. O Piauí sofre os efeitos da crise econômica , nenhum convênio foi firmado desde que a Dilma Rousseff saiu da presidência e as transferências constitucionais caíram”, finalizou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário