terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Teresina não pode mais carregar a saúde do estado nos ombros, reclama Firmino

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) esteve na manhã desta terça-feira (05/02) na Câmara de Vereadores, realizando a leitura da sua mensagem anual na abertura do Ano Legislativo. No discurso, ele aproveitou para levantar o debate sobre a repactuação com o Estado do Piauí e demais prefeituras do estado para melhorar o atendimento de saúde.


"Queremos uma grande conversa com prefeitos e o estado para redefinir nosso pacto interno. Teresina não suporta mais carregar nos seus ombros a saúde do Piauí como um todo", explica o prefeito.
Segundo Firmino, hoje 35% das receitas do município são destinadas ao atendimento em saúde. Percentual que no passado era de até 16%. E mesmo com os altos valores empregados, ele destaca que o atendimento à população não corresponde às expectativas, justamente pela grande demanda à rede de saúde.
"Estamos gastando muito dinheiro e a população quando vai usar o serviço tem que disputar com quem vem do interior", completa.
O problema, sustenta o prefeito, é maior do que se imagina. E cita casos de prefeituras que estão usando de "contabilidade criativa" para incluir gastos com saneamento básico como sendo para área da saúde, o que em tese seria ilegal. 
"Nossas finanças estão por demais comprometidas com os gastos em saúde e a população não é devidamente atendida. Esse formato, Teresina não suporta mais", reforça. 


Ainda em entrevista, o prefeito negou que a cidade esteja precisando de novas unidades de saúde ou um outro hospital de urgência. Para ele, é necessário garantir apenas a correta aplicação dos recursos em benefício dos teresinenses. "Usar bem o que nós temos". 
Educação
Mencionando a área da educação, o prefeito destacou que um dos grandes desafios será manter o ensino de qualidade da rede municipal em primeiro lugar entre as capitais do Brasil, deixando claro que a prefeitura pretende continuar a trabalhar neste objetivo. De acordo com Firmino, Teresina tem mais de R$ 1 bilhão para realizar investimentos nesta área nos próximos anos.
“Nós últimos seis anos, foram investidos na cidade 973 milhões de reais. Só de recursos externos, nós temos contratados no nosso portfólio de investimentos, cerca 1,044 bilhão de reais, eu acredito que isso vai ser investido não apenas nos próximos dois anos, mas na próxima administração que virá”, diz o gestor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário