sexta-feira, 20 de março de 2015
AS PROPRIEDADES DO MARACUJÁ
Hoje a dica é para você que precisa acalmar os ânimos. O maracujá é popularmente conhecido como um calmante, certo? Por isso, o Universo Jatobá traz todos os benefícios da fruta a pedido do leitor Valdemir de Jesus Silva Sousa.
O maracujá contém alcanóides e flavonóides, substâncias que agem como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares no sistema nervoso central. Tudo isso ajuda a combater a insônia, a ansiedade e a depressão. A fruta ainda é fonte de vitaminas A, C e também as do complexo B. Elas ajudam a aumentar a eficiência do sistema imunológico, a manter a saúde emocional e mental, a combater o estresse, evitam o envelhecimento precoce das células e ainda diminuem as chances de aparecimento de tumores.
O maracujá contém também alguns sais minerais importantes para o organismo, como ferro, cálcio, sódio e fósforo, que ajudam a evitar as anemias, auxiliam no fortalecimento de ossos e dentes, na hidratação do organismo, no equilíbrio hormonal, na reparação das células e estimula a memória. Além disso, a alta concentração de fibras solúveis facilita o trânsito intestinal.
Para os diabéticos, a casca do maracujá é ótima. Ela evita os picos de insulina. Para encontrar esse benefício, utilize a farinha da fruta ou aproveite a casca no preparo de um suco, por exemplo. A farinha é um potente bloqueador de gorduras e auxilia no emagrecimento. Isso porque existe uma substância encontrada na parte branca da casca do maracujá, a pectina, que quando entra em contato com o estômago, forma uma espécie de gel que aumenta a sensação de saciedade.
As folhas podem ser utilizadas no preparo de chás, que assim como a casca, têm benefícios para os diabéticos na regulação do índice glicêmico. Já as sementes possuem um óleo com grande quantidade de ácidos graxos, que são indicados para o uso em cosméticos e, também, na cozinha.
Mas, atenção: a fruta não é indicada para as pessoas que sofrem de pressão baixa. Como a fruta tem ação sedativa, o consumo tende a baixar ainda mais a pressão do sangue e trazer problemas.Anote 3 sugestões de consumo:
- Para o chá, separe meio litro de água e acrescente 1 colher de sopa de folhas de maracujá verdes ou secas. Ferva por 5 minutos e desligue. Deixe repousando em recipiente fechado por 10 minutos. Coe e beba em seguida.
- Se preferir um suco, junte a polpa de um maracujá com meio litro de água. Bata no liquidificador e acrescente limão a gosto. Coe e adoce, de preferência, com mel.
- Com a casca, dá para preparar a farinha. Escolha quantos maracujás desejar, desde que estejam mais firmes e sem rugas. Corte ao meio, retire a polpa e leve a um forno com temperatura média por meia hora.
Quando a casca estiver mais torradinha, retire-a do forno e bata no liquidificador até que ela esteja com aparência de farinha. Aí passe pela peneira e utilize em sucos ou pratos de sua preferência, sem levar ao fogo para não perder as propriedades.
É fácil acalmar os nervos. Experimente e mande a sua mensagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário