quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Cientistas descobrem que planta comum no Piauí pode causar a morte

(Foto: UOL)

Uma das plantas mais comuns nas residências piauienses, a famosa “Comigo-ninguém-pode” ou “Aningá-do-Pará”, como é conhecida popularmente, foi alvo do estudo de cientistas do Departamento de Ciências em Plantas de Oxford (EUA). O resultado dos trabalhos desenvolvidos com amostras da planta revelaram que a mesma possui substâncias que podem causar a morte do indivíduo.   
(Foto: UOL)
De acordo com reportagem veiculada pelo site UOL, a “comigo-ninguém-pode” possui oxalato de cálcio em sua estrutura, um composto venenoso que que devemos tomar muita cautela, evitando o contato com olhos e boca.
Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal da Bahia, o contato com as toxinas da planta pode se dar de três formas: pelos olhos, boca e pele.
Os efeitos colaterais, em humanos e animais domésticos, podem se manifestar nos olhos como dores acentuadas, fotofobia, conjuntivites e lesões na córnea – na boca como dores instantâneas, salivação, edemas na língua, úlcera, vômitos e diarreia – e na pele como dermatites, queimaduras graves e até mesmo o surgimento de bolhas.
Ainda mais grave, no caso de ingestão, ocorre obstrução do sistema respiratório e umas das seguintes reações é o bloqueio da laringe, o que pode causar dificuldades respiratórias e até mesmo a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário