A gripe é uma doença que ocorre em nosso sistema respiratório, provocada por um vírus que se chama influenza. Se não tratada corretamente, pode evoluir para uma doença respiratória chamada de pneumonia.
Resfriado e gripe não são a mesma coisa. O resfriado é causado por três tipos de vírus diferentes: rinovírus, adenovírus e parainfluenza. É transmitido da mesma forma que a gripe, mas é bem mais brando e causa menos complicações.
A gripe é transmitida de uma pessoa para outra através de gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir. Também pode ser transmitida por meio de talheres, copos ou mãos contaminadas.
Quando estamos gripados, sentimos dores pelo corpo, febre alta (acima de 380C), dor de garganta, tosse seca, cansaço, corrimento nasal, nariz entupido, perda do apetite, calafrios, dores de cabeça e algumas vezes não conseguimos nem nos levantar da cama. Geralmente os piores sintomas da gripe duram de 3 a 5 dias, mas outros sintomas como tosse e cansaço podem levar mais dias para desaparecer. Esses sintomas são uma resposta do nosso corpo tentando destruir os vírus que estão nos incomodando.
Não há remédios específicos para curar a gripe, mas há outros medicamentos que aliviam os seus sintomas. Descansar muito e beber muito líquido são excelentes medidas para que se tenha uma melhora nos sintomas. Alguns remédios (como analgésicos para as dores, antipiréticos para a febre, e antitussígenos para a tosse) também ajudam a aliviar os incômodos da gripe.
A prevenção é a melhor forma de não pegar a gripe. Veja algumas formas de se prevenir desse vírus:
- Tomar a vacina contra a gripe. Tomando a vacina contra a gripe, você estará protegido contra o vírus influenza. Porém, você não estará livre de pegar um resfriado;
- Lavar bem as mãos. Lavando as mãos você estará se livrando não só da gripe, mas de várias outras infecções;
- Manter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas são medidas que fortalecem o nosso sistema imunológico (responsável por combater todos os corpos estranhos que causam doenças e infecções);
- Evitar lugares onde haja multidões nas épocas em que mais ocorrem as gripes, que geralmente é no inverno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário