SHUTTERSTOCK
Até 2030, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão será a doença com maior alcance no mundo. O último estudo, realizado em 2011, já afirma que o Brasil é o país com mais pessoas afetadas.
E apesar de se falar tanto sobre isso, a doença ainda é mal interpretada e difícil de ser diagnosticada, porque seus sintomas podem ser muito diferentes de pessoa para pessoa.
Mas existem alguns sinais de expressão que podem indicar se uma pessoa está com depressão. Segundo a pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas e pelo Hospital Universitário, vinculados à Universidade de São Paulo (USP), o diagnóstico pode ser feito apenas pela expressividade.
Veja também:
O diagnóstico, que antes era feito apenas por um questionário padrão, agora pode ser feito pela avaliação daquilo que a pessoa não fala.
O estudo foi feito mediante a análise de pessoas já diagonisticadas com depressão, que apresentaram expressões corporais particulares e muito diferentes de pessoas sem a doença.
A ideia do método não é dispensar o uso do questionário, mas agregar a avalição de expressão a ele. Confira a seguir 10 indícios de depressão no comportamento não-verbal:
#1 Ombro baixo/encolhido
SHUTTERSTOCK
#2 Cabeça curvada para baixo
SHUTTERSTOCK
#3 Braço cruzado
SHUTTERSTOCK
#4 Movimentação das mãos sem objetivo claro
SHUTTERSTOCK
#5 Boca curvada para baixo
SHUTTERSTOCK
#6 Boca apertada/achatada
SHUTTERSTOCK
SHUTTERSTOCK
#7 Sorriso com a boca torta
SHUTTERSTOCK
#8 Choro
SHUTTERSTOCK
#9 Testa franzida
SHUTTERSTOCK
#10 Silêncio
SHUTTERSTOCK
Nenhum comentário:
Postar um comentário