Uma experiência revelou quão perigosa para sua saúde a falta de higiene dental pode ser. Como consequência, pode-se desenvolver doenças cardíacas, Alzheimer, e outras.
Dr. Christoffer Van Tulleken, um médico de Londres, Inglaterra, passou duas semanas sem escovar os dentes a fim de avaliar as consequências desta ação.
Após esse período, ele foi realizar a escovação, e notou que, ao cuspir, expelia sangue em consequência de ter desenvolvido uma doença na gengiva, em grau suave.
Dr Christoffer Van Tulleken ficou duas semanas sem escovar os dentes em teste e constatou que contraiu infecção na gengiva, que culminou em baixa imunidade.
A constatação da doença veio através de testes laboratoriais realizados pelo professor Iain Chapple, da Faculdade de Odontologia, da Universidade de Birmingham, Inglaterra, que mostraram que o sistema imunológico de Christoffer estava fraco.
Esse sistema se mostrou mesmo eficaz ao combater um invasor infeccioso e, como consequência, seu corpo sofreu com a infecção na gengiva.
Concluiu-se, portanto, que a falta de higiene bucal é prejudicial não somente para a saúde bucal. Ela está fortemente ligada ao desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2, Alzheimer, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e câncer.
No entanto, o professor Iain esclareceu que bastam duas semanas para que o dano fosse reparado. Caso o tempo sem escovação fosse maior, os efeitos poderiam ser irreversíveis.
Fonte: DailyMail
Nenhum comentário:
Postar um comentário