O câncer é conhecidamente uma doença insidiosa e imprevisível. Não dá sinais até que esteja em estado avançado, por isso é bom informar-se. Consulte seu médico.
Antes de cair em desespero porque você tem algum dos sintomas relacionados, veja seu histórico familiar. O histórico de doenças na família é um indicativo das tendências a determinado tipos de patologias. Se nunca houve casos de câncer em sua família, é pouco provável que você desenvolva um.
Segundo o Dr. Cesar Câmara, médico e doutor em ciências da USP, “[…] devemos informar em uma consulta com o especialista: etnia dos avôs e das avós, passado de câncer em parentes de primeiro e segundo graus incluindo o tipo de câncer e idade ao diagnóstico, e informações sobre exposições a cancerígenos (tabagismo, radiação, ou exposição ocupacional).”
Também é necessário deixar claro que uma pessoa leiga não pode afirmar que se tiver algum ou alguns dos sintomas abaixo, que os mesmos sejam de câncer. Podem ter outros significados.
Sintomas de câncer que você pode não conhecer
1. Sangramento gengival
Pode ser uma gengivite – inflamação das gengivas causada por má higienização, ou pode indicar Leucemia, um tipo de câncer sanguíneo que faz com que os glóbulos brancos aumentem de maneira desordenada. Fique preocupado se seu filho sangrar a gengiva, porque a gengivite não é comum na infância.
2. Linhas escuras embaixo da unha
Linhas escuras abaixo da unha devem ser investigadas e rápido. Podem ser desde micose até melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele.
3. Disfagia (dificuldade para engolir)
Quando a disfagia acontece por um período prolongado e sem que a pessoa esteja sob situação de estresse, pode ser câncer de esôfago. Pode vir acompanhada de engasgo e sensação de queimação no peito. Pessoas que sofrem de refluxo devem observar esses sintomas e procurar um médico, pois pode haver agravamento ao ponto da pessoa não suportar alimentos sólidos. Com isso, além do câncer, pode ocorrer desnutrição, anemia.
4. Dor de barriga constante e ânsia de vômito
Pode ser uma intoxicação alimentar, mas, em alguns casos, podem ser um sinal de câncer de cólon. Se há histórico familiar, não espere muito. Sangue nas fezes ou uma alteração prolongada nos hábitos intestinais podem sinalizar a necessidade de uma consulta urgente com o médico.
5. Dor no peito e falta de ar
Embora sejam os sintomas clássicos de infarto ou ansiedade, podem ser também de câncer de pulmão. Esse tipo de câncer se apresenta diferentemente dependendo do estágio da doença. A dor e falta de ar estão presentes na fase inicial. Não deixe de procurar um médico e tirar suas dúvidas principalmente se for fumante ou já se expôs à contaminação por amianto.
6. Mau hálito persistente
Geralmente não passa com escovação, uso do fio dental, limpeza da língua e a pessoa sente dor ao mastigar, mover a língua ou a mandíbula. Pode ser câncer de boca. Sensação de ter afta continuamente e no mesmo lugar, manchas brancas na língua e gengivas também devem ser observadas.
7. Dor nos ossos à noite
Principalmente em crianças e adolescentes. Pode ser gripe, dengue, ou muitos outros problemas de saúde, mas pode ser também câncer ósseo que ocorre em duas formas: osteossarcoma, que acomete mais os ossos longos, como braço e pernas, e o sarcoma de Ewing, mais comum em ossos chatos, a exemplo das costelas, da bacia e das vértebras.
8. Urina escura
Pode ser apenas falta de tomar mais água. Pode ser uma infecção renal ou urinária. Mas, pode ser câncer do trato urinário. Câncer nos rins ou na bexiga costumam deixar a urina vermelha devido à presença de sangue assim como as outras doenças citadas. Geralmente o câncer não é o primeiro diagnóstico em presença de sangue na urina. Há que se verificar a presença de agravantes como:
- Grande quantidade de sangue
- Histórico de contato com radiação ou tintas
- Uso de tabaco
- Uso prolongado de analgésicos
- Ter mais de 40 anos
9. Rouquidão
Pessoas que trabalham com a voz como cantores, professores, palestrantes, podem desenvolver rouquidão devido a lesões nas cordas vocais, bem como quem sofre de refluxos gastresofágicos graves. Mas, pode ser câncer da laringe que também provoca rouquidão. Para saber se há risco, a pessoa deve considerar se é fumante, se usa álcool, se há dor de garganta, dificuldade para engolir e emagrecimento sem causa.
10. Caroços no pescoço
Existem vários motivos para alguém ter um caroço no pescoço. Desde gânglios inchados que surgem atrás das orelhas ou na nuca (ínguas) devido a alguma infecção, má formação congênita até tumores na tireoide (base frontal do pescoço). Normalmente as ínguas desaparecem com o fim da infecção que as originou e as más formações não causam outros problemas. Mas, os caroços que surgem na tireoide devem ser investigados. Pode ser câncer, principalmente se o doente apresentar cansaço, fraqueza, sudorese, rouquidão, dores no corpo e emagrecimento.
Como já dito antes, ninguém pode observar os sintomas descritos e dizer que tem câncer. Antes de entrar em pânico, observe os outros sintomas e seu histórico familiar e procure o médico. É necessário estar atento aos sintomas. Atenção e autoexames são fundamentais para detectar um câncer no início que é quando é mais possível tratá-lo com maiores chances de cura.
Fonte: Familia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário