sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Guerra de pesquisas ou das chapas que disputam a OAB?

Três institutos de pesquisa fizeram levantamentos para detectar a intenção de votos na eleição que acontecerá neste sábado (21/11) para a escolha do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí.
Opinar, Jales e Datamax bateram às portas do advogados para fazer pesquisas espontâneas e estimuladas (aqui apresentamos as estimuldas), sendo que os dois primeiros apresentaram números semelhantes, consideradas as suas margens de erro. O DataMax, no entanto, apresentou números distoantes de Opinar e Jales.
A disputa está bastante acirrada e as duas chapas exibem um otimismo elevado e, praticamente, garantem que serão vitoriosas. Como apenas uma sairá vencedora no pleito, resta-nos aguardar o resultado das urnas amanhã para sabermos qual instituto está com a razão e quem será, afinal, que irá liderar os advogados do Piauí pelos próximos três anos.
Instituto de confiança do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho, o Amostragem não realizou levantamento nos últimos 15 dias - pelo menos não foi divulgado - equando o fez ainda eram três os pré-candidatos, Chico Lucas, Sigifroi Moreno e Lucas Villa. Marcos Vinícius é da situação e apóia Sigifroi.
DADOS DO INSTITUTO OPINAR
O levantamento realizado pelo Instituto Opinar, divulgado na edição desta sexta-feira (20/11) do Jornal Diário do Povo, traz o candidato Chico Lucas com 43,33% das intenções de voto na corrida pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, no levantamento estimulado. Seu oponente, Sigifroi Moreno, aparece com 41,17%. A soma dos indecisos e que disseram votar nulo chega ao percentual de 15,5%.
O instituto ouviu 400 advogados entre os dias 17 e 19 de novembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro máxima de 4,9% para mais ou para menos, o que deixa os candidatos tecnicamente empatados.
tres_pesquisas_oab-01.png
DATAMAX E JALES: RESULTADOS OPOSTOS
No levantamento DataMax divulgado nesta quarta-feira (17/11), o candidato Sigifroi Moreno mantém uma margem de cerca de 15% sobre seu adversário, Chico Lucas, na pesquisa estimulada. Segundo o estudo, o candidato Sigifroi Moreno, na pesquisa espontânea, tem 46,40% enquanto Chico Lucas fica nos 35%. Não sabe/não opina soma 17,60%. Na pesquisa estimulada, Sigifroi Moreno vai a 49,40%, Chico Lucas fica nos 36,00% e Não Sabe/Não Opina, 13,40. O DataMax ouviu 500 entrevistados, entre os dias 12 e 16 de novembro, nas subseções de Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri e na Seccional de Teresina. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos, com o nível de confiança de 95%.
pesquisa_oab_datamax-01.png
Já o levantamento levantamento do Instituto Jales confirma tendência de liderança do candidato da oposição Chico Lucas com 42% das intenções de voto para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil , seccional Piauí. A pesquisa confirma também a estagnação do candidato da situação, Sigifroi Moreno, com 37%. Os indecisos, na casa dos 13%, também permanecem com os mesmos percentuais, considerada a margem de erro de 4,4 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada de 16 a 18 de novembro, na capital e no interior, com 400 entrevistas em Teresina, 40 em Parnaíba, 35 em Picos e 25 em Floriano.
pesquisa_oab_jales-02.pngfonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário