terça-feira, 22 de março de 2016

Nova fase da Operação Lava Jato cumpre mandados no Piauí

image

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados da 26ª fase da Operação Lava Jato desde a madrugada desta terça-feira (22/03). Cerca de 380 policiais federais cumprem 110 mandados judiciais no Piauí e em mais sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco.
A atual fase foi batizada de ‘Xepa’ e tem como um dos alvos o Grupo Odebrecht. Ainda não se sabe como e quantos mandados estão sendo cumpridos no Piauí. Do total de mandados, 67 mandados são de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento, 11 mandados de prisão temporária e quatro de prisão preventiva.
A atual fase é um desdobramento da 23ª fase, que foi batizada de Acarajé. A ação foi deflagrada no dia 22 de fevereiro e prendeu o marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Santana, além da mulher dele, Mônica Moura. Os dois são suspeitos de receber US$ 7,5 milhões em conta secreta no exterior e estão detidos na Superintendência da PF, em Curitiba.A PF informou que descobriu um esquema de contabilidade paralela do Grupo Odebrecht destinado ao pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas, a partir do material apreendido na Operação Acarajé.
O material indicou a realização de entregas de recursos em espécie a terceiros indicados por altos executivos da Odebrecht nas mais variadas áreas de atuação empresarial.
Ainda de acordo com a PF, há indícios concretos de que o grupo se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de recursos ilegais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário