segunda-feira, 6 de abril de 2015
7 DICAS PARA AJUDAR A PARAR DE FUMAR
Os fumantes, mais do que ninguém, sabem o quanto é difícil abandonar o cigarro, por mais que saibam que deixar o vício melhora a qualidade de vida, evita doenças e só traz benefícios para a saúde.
Segundo uma pesquisa realizada pela Unifesp, nove em casa dez fumantes gostariam de parar de fumar, sendo que cerca de 60% já tentou… Sem sucesso.
O Universo Jatobá quer te ajudar nessa missão e reuniu sete dicas preciosas para fazer com que você deixe de fumar e leve uma vida mais saudável.
1 – Tome a decisão de realmente parar de fumar. Frases como “Conheço fulano que fuma há anos e está cheio de saúde” ou “Tem aquele outro que nunca fumou e morreu de câncer de pulmão” não vão te ajudar. Reconheça que o vício não faz bem para a saúde e coloque na cabeça que você vai parar.
2 – Avalie e reconheça o seu grau de dependência. Rotina e programas sociais ajudam na hora de avaliar o quanto você é dependente da nicotina. Veja se você vai conseguir fazer isso sozinho ou vai precisar de ajuda médica.
3 – Elabore uma estratégia. Por exemplo: Será que não é melhor esperar passar entregar a tese do mestrado antes de dar um ponto final do vício? Será que não é melhor deixar de me juntar aos outros fumantes do trabalho na hora do almoço? Escolha o que é melhor para você e siga a meta.
– Comece reduzindo o número de cigarros por dia. Isso vai ajudar você no dia que decidir parar de vez e vai amenizar os sintomas da abstinência.
5 – Faça exercícios físicos e procure mudar os hábitos. A pratica de exercícios colaboram com uma melhor qualidade de vida e ocupam o tempo e a mente. No começo, situações como Happy Hours, festas e bares só vão atrapalhar. Ver gente fumando faz com que a vontade aumente.
6 – Consuma pastilhas e gomas de nicotina. Elas são vendidas sem prescrição médica e devem ser usadas como substituição do cigarro.
7 – Junto do fim do vício vem a ansiedade. Por isso, procure atividades que faça com que você esqueça a vontade de fumar. Coma mais frutas, escove os dentes com mais frequência ou rabisque em papeis. Outra dica é conversar com alguém sempre que a vontade bater. Só não fique parado…
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário