terça-feira, 10 de novembro de 2015

Veja quais os alimentos que ajudam na cicatrização da pele

Existem três grupos básicos de alimentos e eles devem fazer parte da dieta de todas as pessoas. São eles: os construtores, os energéticos e os reguladores. Os alimentos construtores ajudam e muito na cicatrização. O próprio nome já diz, eles promovem a construção e a reparação dos tecidos. Podemos destacar como construtores as proteínas, encontradas em carnes, nos ovos e no leite, por exemplo.
Já os energéticos também são importantes, pois fornecem energia para o corpo funcionar devidamente. Estes alimentos são os carboidratos, encontrados nas massas, nos biscoitos, nos pães, nos doces e em outros produtos. Assim como os outros grupos, os reguladores são também fundamentais, já que são importantes para a manutenção da saúde, participando de uma série de processos bioquímicos. Os reguladores são as vitaminas e os sais minerais, encontrados em hortaliças e nas frutas, principalmente.
 

Alimentos que ajudam a cicatrização
As frutas cítricas são excelentes aliadas na hora da cicatrização, pois participam da produção de colágeno, que melhora a resistência dos vasos. As frutas vermelhas são também importantes, já que combatem o processo inflamatório e protegem as paredes dos vasos.
O brócolis, o repolho e a couve são fundamentais, assim como a farinha de linhaça e as sementes de chia. As proteínas, presentes em alimentos construtores, são as mais importantes, sendo encontradas em leites, em queijos e em carnes. Os carboidratos também não podem ficar de fora, pois nos dão a energia necessária para a cicatrização. Portanto, vale a pena investir em arroz, em batata, em massas e em cereais integrais. Os probióticos são alimentos que contém boas bactérias e podem ajudar neste processo. São eles os iogurtes e as bebidas lácteas fermentadas.
É também necessário destacar a importância da água nesta hora. Na realidade, todas as funções do organismo precisam de água para acontecer. Com a cicatrização não poderia ser diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário