quarta-feira, 11 de março de 2015
POLÍTICA-Francis Lopes deixa Fundac e diz que órgão não possui recursos
Dois meses após assumir o Fundac, o músico Francis Lopes deixa a Fundação de Cultura do Estado. À primeira vista, seria porque ele assumiu vaga na Assembleia Legislativa. Entretanto um dos motivos seria o fato de Francis Lopes (PRP), quando esteve à frente da Fundac nada pôde fazer, por conta das dificuldades pelas quais o órgão passa. A falta de autonomia para resolver situações, inclusive as pendências, foi um ponto de discordância entre o então secretário e o Governo do Estado.Há rumores de que eventos do ano de 2014 ainda não foram honrados financeiramente pela Fundac, como por exemplo, os Folguedos. Funcionário s do órgão informaram que as horas extras referentes ao evento não foram pagas , além de premiação e fornecedores.
Quando Francis Lopes assumiu, pelo menos órgãos ligados à Fundac, como o Theatro 4 de Setembro, a Escola de Música e a Escola de Dança andavam sozinhos e se sustentavam, de certa forma. Ou seja, o secretário teve que fazer alterações em time que estava ganhando dentro de casa. Para o 4 de Setembro, assumiu na semana que passou o diretor João Vasconcelos, que ainda tem a dúvida da manutenção de espetáculos agendados pelo diretor anterior Antoniel Ribeiro. Diretor que, aliás, junto com Aurélio Melo (da escola de Música) e Júlio César (da dança) haviam sido nomeados por Francis Lopes para continuarem.
Na falta, inclusive das linhas telefônicas (que foram cortadas há dias), com o caos instalado, a situação da Cultura no Estado segue com incógnitas. Quem assume no lugar de Júlio César, na Escola de Dança? Quem fica no lugar de Aurélio Melo na Escola de música?
Vale lembrar que foi prometida uma licitação para saber com quem ficará o bar do Clube dos Diários. Uma outra questão levantada é que, até agora não se fala em projetos que valorizam os artistas locais, como é o caso do projeto Boca da Noite. Projeto esse, que aliás, teve edital de seleção publicado no Diário Oficial, as bandas foram selecionadas em 2014 e até o momento não há previsão de quando inicia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário