quinta-feira, 28 de maio de 2015

OLHA OS QUER OS COITADINHOS FAZEM OS MENORES DE IDADE :Polícia identifica os cinco acusados de violentar menores em Castelo

Atualizada às 12h02
O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque informou ao O Olho, o atual quadro de saúde das adolescentes. Segundo ele, a que estava em estado mais grave, continua sedada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem alteração do quadro. Uma das meninas, que teve o traumatismo de face foi traqueostomizada e saiu do centro cirúrgico há pouco tempo e se encontra numa unidade intermediária.
Outra que teve múltiplas lesões escoriativas, inclusive de crânio, continua de observação, também na semi-UTI, e a mais nova, que teve melhora do quadro, e que segundo o médico teve menos complicações, deve ser transferida ao meio dia para um hospital particular. Não existe previsão de alta para nenhuma das meninas, ainda segundo o diretor. “Elas estão politraumatizadas, e têm que permanecer em observação durante um certo período”.
Atualizada às 11h52
A Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI emitiu nota de repúdio aos atos de violência praticados contra quatro jovens do município de Castelo do Piauí, nessa quarta-feira (27/05). Veja o texto na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão da Mulher Advogada, vem a público manifestar seu repúdio aos atos de violência sexual e física praticados contra quatro adolescentes com idade entre 15 e 17 anos na cidade de Castelo do Piauí, região Norte do Estado, nessa quarta-feira (27).
O crime bárbaro, além de chocar toda a população piauiense, evidencia a necessidade de punições mais rígidas contra a violência de gênero, que possui números alarmantes em nosso Estado. A conduta dos agressores merece rechaço e apuração rigorosa das autoridades policiais, a fim de coibir esse tipo de prática criminosa, que traz danos irreversíveis à integridade de suas vítimas.
Condenando todos os atos de violência praticados contra as mulheres, a OAB-PI assegura à população piauiense que envidará todos os esforços no sentido de acompanhar as investigações para que os autores do crime sejam punidos na forma da lei. Além disso, designará representantes das Comissões da Mulher Advogada e Apoio à Vítima de Violência para visitar as vítimas, bem como seus familiares, dando-lhes todo o apoio necessário.
POLÍCIA IDENTIFICA CINCO ACUSADOS DE VIOLENTAREM JOVENS EM CASTELO DO PIAUÍ
Quatro dos cinco suspeitos de violentar jovens, na noite desta quarta-feira em Castelo do Piauí, a cerca de 190km ao Norte da capital Teresina, já foram encontrados e levados pela polícia. São quatro menores. Um quinto suspeito está sendo procurado e deverá ser preso nas próximas horas. É o único maior de idade. Chama-se Adão e está foragido. 

Apenas um deles é maior de idade. Os outros são menores (Foto: Whatsapp)

Em contato com o delegado Laércio Evangelista que segue em diligências pela cidade, os menores apreendidos foram encaminhados para a delegacia regional de Campo Maior. Os mesmos tem, idade entre 14 e 15 anos, e estavam sendo comandados pelo maior, que foi identificado como Adão, de 25 anos. "De Campo Maior após lavrarem os procedimentos, os quatros serão conduzidos para o Complexo do Menor Infrator, em Teresina", afirma. A polícia ainda investiga a participação de um dos menores em um homicídio que teria acontecido na semana passada. o delegado não confirmou o envolvimento, mas disse que a polícia irá investigar.
Policiais militares da cidade receberam auxílio ainda na madrugada desta quinta-feira e realizam buscas pela zona urbana e pelo interior. "Já temos a localização dele e estamos em perseguição. A qualquer momento estaremos com ele preso, é apenas uma questão de tempo", destaca.
Ainda segundo o delegado, eles teriam agido sob efeito de drogas. Eles estupraram três garotas e uma delas, a que mais resistiu, foi violentada e agredida a socos, pontapés, pedradas e facadas. Eles rasgaram o bico dos seios de algumas delas. Uma das jovens está internada na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com lesões graves, após sofrer um traumatismo craniano devido os golpes a pedradas. 
Em Castelo o clima é de revolta. Desde a noite de quarta, quando os populares atearam fogo em frente à delegacia, várias pessoas estão querendo informações dos acusados. O policiamento foi reforçado, mas mesmo assim os populares estão decididos a fazer justiça com as próprias mãos. Por toda a manhã desta quinta-feira (28/05), familiares estão recebendo visitas e evitando contato com a imprensa devido a repercussão do caso. O município está lotado de equipes de reportagem, incluindo de outros estados paar repercutir o caso nacionalmente.
O estado de saúde das quatro jovens ainda é delicado. De iniciais J, D, I e R, elas estão sendo acompanhadas apenas por familiares mais próximos. Estão isoladas por conta do trauma sofrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário